O programa Lote Urbanizado vai construir 50 casas populares em Antônio João. As moradias serão erguidas no Residencial Portal da Serra e já têm os beneficiários selecionados. A construção das residências é feita por meio de parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal e o cidadão selecionado pelo programa.
De acordo com a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, o objetivo é propiciar ao cidadão que não tem casa própria, mas que tem capacidade de investimento, um lote com estrutura adequada para a construção de uma moradia.
Para a construção da unidade, a prefeitura da cidade doa o terreno e oferece assistência técnica, já o Governo executa a edificação da base para dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O morador deve concluir a obra depois de comprovar a compra do material e a contratação de mão-de-obra, num prazo de 24 meses.
Atualmente, o programa tem 1.045 bases residenciais contratadas em 17 municípios. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, o Programa habitacional vai realizar o sonho da casa própria de muitas famílias que vivem de aluguel.
As famílias participantes do “Lote Urbanizado” devem seguir os critérios estabelecidos pela Agehab, como renda familiar entre 1.300 e 4.800 reais. Tem prioridade mulheres chefe de família; famílias com filhos, pessoas com deficiência, ou com maior tempo de permanência no município.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)