Com o objetivo de valorizar os espaços sagrados como locais para eventos culturais e ampliar o acesso à música clássica erudita, despertando o interesse de novos públicos, o projeto Catedral Erudita vai realizar a partir do dia 15 de dezembro de 2023 uma série de oito concertos em igrejas da Capital.
Outros objetivos são estimular o turismo religioso e cultural e promover a harmonia e união através da música e do diálogo entre diferentes tradições religiosas.
O projeto teve início este ano durante o Festival América do Sul, em Corumbá, no mês de novembro, e o sucesso alcançado garantiu sua continuidade, agora na Capital. Trata-se de um projeto cultural que busca integrar a música clássica e erudita com o contexto das catedrais católicas e evangélicas, enriquecendo a experiência dos fiéis e da comunidade através da arte sonora.
Essa iniciativa busca trazer apresentações ao vivo de renomados músicos e orquestras em locais sagrados, unindo a riqueza da arte musical com a atmosfera espiritual das catedrais, fortalecendo a identidade cultural e religiosa nas comunidades envolvidas.
Para o diretor-presidente da FCMS, Edu Mendes, a intenção é levar a música clássica para todo o Estado.
“O projeto Catedral Erudita deu muito certo em Corumbá e queremos expandir para todo o Estado, começando por essas oito apresentações em Campo Grande. Em 2024 vamos levar para mais cidades de Mato Grosso do Sul, uma forma fomento à cultura musical de orquestras em locais diferentes e sacros como igrejas”.
Confira o cronograma das apresentações:
Concertos Camerata Madeiras Dedilhadas e Projeto Coro Infanto Juvenil da UFMS
Regência Marcelo Fernandes e Ana Lucia Gaborim - Solista Luciana Fisher
15/12 - Igreja São José - 19h30
21/12 - Quarta Igreja Batista de Campo Grande - 19h30
22/12 - Igreja Cristo Luz - 19h30
24/12 - Igreja Batista em Villas Boas - 10h
Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Coro Lírico Cantarte
Regência Eduardo Martinelli
16/12 - Igreja São Francisco
19/12 - Igreja Auxiliadora
20/12 - Igreja Santo Afonso
21/12 Igreja Presbiteriana Central
Karina Lima, Comunicação FCMS
Fotos: Arquivo Pessoal