Campo Grande (MS) – O projeto de Gestão por Competências, lançado oficialmente na semana passada pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), entra na fase final de implantação neste mês de maio no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). “Em 2015 o Imasul foi escolhido para ser o piloto do Programa de Gestão por Competências. Desde então, foi criado um Grupo de Trabalho formado por servidores do Imasul e da SAD”, lembra a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís de Azambuja Caramori.
“Já foram mapeadas as competências essenciais a partir dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), dos servidores e dos gestores. As competências mapeadas serão utilizadas para a avaliação de desempenho”, acrescenta. A diretora de Desenvolvimento do Instituto participou da cerimônia de lançamento do projeto, representando o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck.
“Para o Imasul é um jeito novo de trabalhar. É a oportunidade de colocarmos em prática a Missão e Visão do órgão, através do cumprimento e acompanhamento das atividades planejadas, e tudo isso ainda, com a valorização do servidor público”, afirma Thaís Caramori.
Neste mês de maio serão preenchidos, via sistema on line, os Planos de Gestão de Desempenho Individual (PGDI) no Imasul. “’É o acordo a ser firmado entre os gestores e os servidores de cada setor, baseado no planejamento de ações que precisarão ser desenvolvidas duramente o ciclo de avaliação”, diz a diretora de Desenvolvimento do Imasul.
O PGDI vai subsidiar o processo de avaliação de desempenho, cabendo à chefia preenchê-lo em conjunto com o servidor. “Anualmente será feita ainda a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) do servidor e também do gestor, o que será essencial para a mobilidade, progressão e promoção na carreira funcional do servidor público”, finaliza Thaís.
Marcelo Armôa, da Assessoria de Comunicação da Semade