Campo Grande (MS) - As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital realizam trabalhos de Educação Ambiental no município de Terenos, em parceria com a empresa MSGÁS e a Associação Habitacional em Defesa da Moradia e do Meio Ambiente (AHDM).
A Educação Ambiental está sendo realizada por solicitação da AHDM, tendo como público-alvo os moradores do conjunto habitacional Eduardo Perez Filho I, em razão da preocupação com uma reserva ambiental existente nas imediações.
Os trabalhos iniciaram-se nessa terça-feira (23.5) e terminam hoje. São 150 pessoas atendidas entre crianças, adolescentes e adultos, moradoras do conjunto habitacional. Em sala a Educação Ambiental é executada em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
5. Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
Na área do Conjunto foi realizado o plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos. Além disso, foi ministrada palestra sobre a Reserva Ambiental e a importância de sua conservação.
Texto e fotos: Polícia Militar Ambiental