Campo Grande (MS) – De 20 a 24 de março, as crianças do projeto Florestinha realizaram educação ambiental em nove escolas na Capital e na cidade de Ladário, atendendo 3.374 alunos. Em Campo Grande foram quatro escolas municipais (Irmã Edith Coelho Neto, Etalívio Pereira Martins, Nazira Anache e Hercules Maymone) e uma privada a escola Ideal totalizando 1.513 alunos atendidos.
Em Ladário, os trabalhos com a duração de uma semana atenderam as escolas João Batista, Municipal Marques Tamandaré, Francisco Mendes Sampaio e Eduardo Machado resultando em 1.861 alunos.
Durante a semana passada de 13 a 17, as crianças e adolescentes do projeto Florestinha da Capital realizaram educação ambiental na cidade de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação daquela cidade e a empresa MSGÁS, que é parceira no projeto, atendendo 1.819 alunos de cinco escolas públicas municipais.
Os trabalhos de educação ambiental em comemoração ao aniversário de 30 anos da Polícia Militar Ambiental (PMA) e a semana da água foram executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
5. Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.
Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da educação ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.
Desde o dia 14 de março a PMA recebeu diversas homenagens, em razão do seu aniversário de 30 anos, comemorados no dia 19 de março e o projeto Florestinha realizou essas atividades de educação ambiental no Estado. Os trabalhos também foram realizados em comemoração à semana da Água.
Polícia Militar Ambiental
Fotos: Arquivo