Participantes se inspiram ao conhecerem iniciativas de sucesso.
Campo Grande (MS) – Na quinta-feira (3.8) foi realizada a quarta edição do Fórum de Processos em Campo Grande, evento que acontece a cada dois meses. Com a temática “Gestão da Mudança”, além da apresentação de cases de melhoria de processos implantados por servidores, o encontro contou com a palestra “A gestão da mudança no serviço público”, da consultora Rosa Ota.
“O evento é muito importante porque nos dá um ânimo, reaviva a esperança de que é possível ter uma gestão de qualidade desde que haja uma vontade política e operacional”, destacou a assessora de planejamento da Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Selma Rocha.
A primeira apresentação, do soldado da Polícia Militar Paulo Henrique da Silva Leite, obteve o terceiro lugar no Prêmio de Inovação na Gestão Pública em 2016 e detalhou o processo de informatização das ocorrências de acidentes de trânsito. “Antes um policial levava uma hora e meia para preencher as 11 páginas do boletim de ocorrência que, por sua vez, demorava cerca de 60 dias para ser entregue. Após o processo de digitalização, que permite ao policial digitar diretamente as informações no sistema pelo tablet , o tempo de preenchimento caiu para 18 minutos e o prazo de entrega passou a ser de 24h”, destacou Silva Leite – que também deixou uma mensagem para todos os servidores neste vídeo.
Na sequência, a servidora Cléria Saionara Batista Martins contou os desafios de implantação do projeto de automatização do Sistema de Homologação de Créditos e Restituições Fiscais – que reduziu o prazo do processo de cinco anos para 24 horas.
E para encerrar a programação, a consultora Rose Ota destacou de maneira descontraída os desafios enfrentados no processo de mudança de processos, deixando uma mensagem de otimismo aos presentes: “Apesar dos problemas, nós podemos transformar e a prova disso são iniciativas como essas apresentadas pelos colegas. Quando a mudança parte da gente, as chances de sucesso são maiores”, concluiu.
Ao fim do evento foi realizado um bate-papo de grande interação da plateia com os palestrantes e, aproveitando a oportunidade, foi lembrado aos presentes que as inscrições para o XII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública (Inovação de Melhores Práticas no Serviço Público) foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. Mais informações neste link.
Texto e fotos: Jéssika Machado – Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov)