Rede Universitária da Rota Bioceânica se reúne na Uems da Capital

  • Geral
  • 13/março/2017 3:28 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Na sexta-feira (10) foi realizada uma reunião entre os parceiros da Rede Universitária da Rota Bioceânica, coordenada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), para finalizar o escopo temático que será o diagnóstico preliminar da Rota Bioceânica. Esses dados coletados no Brasil e nos demais país que compõem a Rota (Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile) servirão de base para pesquisas posteriores e pretendem traçar um panorama atual da região.

Entre os aspectos que serão traçados nessa pesquisa preliminar estão o IDH, padrões turísticos, tráfego e composições sociais, econômicas e jurídicas de cada país. “A intenção é verificar como é hoje e simular com base em dados secundários, como seria com a implantação da Rota Bioceânica”, explica o professor Roberto Paixão, que coordenou a reunião.

O escopo temático realizado pelos parceiros da Rede no Brasil será submetido às demais Universidades da Argentina, Paraguai e Chile, parceiras na Rede Universitária, para que sejam colhidas as mesmas informações em cada país. “Com base nesses dados poderemos desenvolver pesquisas mais específicas como os impactos em comunidades locais”, comentou a pesquisadora Silvia Caleman, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Divulgação da Rede Universitária Bioceânica

Durante a reunião foi apresentado o site da Rede Universitária Bioceânica produzido pela Assessoria de Comunicação da Uems. O portal apresentará informações, notícias e fotos sobre a Rota, além de ser um canal de divulgação das pesquisas realizadas pela Rede Universitária. O portal estará no ar em breve.Também participaram da reunião o assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Uems Ruberval Maciel, Enrique Romero da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Arlinda Centero Dorsa e Michel Constantino da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Emanuelly Castro – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Foto: Assessoria

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.