Com objetivo de contribuir com a competitividade do mercado bovino sul-mato-grossense e aumentar a arrecadação por meio do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Governo do Estado atendeu à solicitação do setor produtivo e vai diminuir a alíquota para transporte do boi acabado, de 12% para 7%.
Conforme Jonathan Barbosa, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a reivindicação dos produtores vem em um momento de estagnação do mercado local, em que houve aumento da oferta e baixo consumo.
Para o presidente da Acrissul, a medida deve contribuir também com a geração de empregos, uma vez que a queda no número de abates compromete as novas contratações.
De acordo com Maurício Saito, presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), a redução na alíquota do ICMS de 12% para 7% é um estimulo que automaticamente se reverte em receita ao Estado.
O incentivo concedido pelo Governo ao transporte do boi acabado passa a valer a partir do dia 01 de julho de 2017. A medida será válida por três meses.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)