Com investimentos diversos que resultam na melhoria do ensino e da aprendizagem dos 187,5 mil alunos da REE (Rede Estadual de Ensino), o modelo educacional de Mato Grosso do Sul foi apresentado para o Ministério da Educação.
O governador Eduardo Riedel mostrou para o ministro da Educação, Camilo Santana, o trabalho desenvolvido na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho – que fica no centro de Campo Grande (MS) –, que atende 360 estudantes do Ensino Médio.
Referência na educação estadual, a unidade oferece ensino integral, com valorização do diálogo e a comunicação com pais e responsáveis, fortalecendo a parceria educativa. A estrutura e metodologia de trabalho desenvolvida pela escola, ações de educação profissional e cuidados com a segurança dos alunos, foram apresentadas ao representante do Governo Federal durante visita realizada nesta quarta-feira (1°) – foi acompanhada pelos secretários Hélio Daher (Educação) e Eduardo Rocha (Casa Civil).
“O Mato Grosso do Sul tem buscado na educação um grande agente de transformação. As 348 escolas, praticamente todas, completamente restauradas. E chegando fibra digital em todas elas, que transforma o ensino também, para o ambiente digital. É um grande desafio dos nossos tempos. E uma escola que vem formando professores de maneira permanente, capacitando. E é isso que a gente precisa para poder fazer essa transformação. O resultado apareceu na alfabetização no tempo certo, no IDEB que vem melhorando. É um trabalho de longo prazo, consistente. E tem que ter dedicação à política pública e à harmonia entre a União, Estado e municípios”, afirmou Riedel.
Em 2021, a escola passou por uma reforma completa, com investimentos de mais de R$ 10 milhões, que contemplou melhorias na estrutura física, acessibilidade com instalação de elevador e rampas, adequações às normas de segurança, reforma de auditório, quadra esportiva, banheiros, cozinha, e pintura geral, proporcionando maior conforto e segurança para alunos e funcionários.
“Eu faço questão de visitar a escola e agradecer toda a parceria importante que a gente tem aqui com o Estado. Esta é uma escola que passou por uma grande reforma há uns anos atrás, uma referência para a educação. E é esse tipo de escola, de modelo, que a gente quer para o Brasil inteiro, moderna, equipada. E por isso que a gente precisa, cada vez mais, estimular o compromisso dos governadores e prefeitos. Para que a gente possa garantir oportunidades para a nossa juventude”, disse o ministro.
Com 187,5 mil alunos, a REE possui 348 unidades escolares – 75 na Capital e 273 distribuídas no interior do Estado. O ensino em tempo integral está presente em todos os 79 municípios, com oferta em 213 unidades (62% das escolas) beneficiando aproximadamente 39 mil estudantes.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e entrevista coletiva.