Reinaldo assina convênios para a reestruturação da saúde em Ponta Porã

• 13/março/2015 6:28 pm

Campo Grande (MS) – Reforçando os trabalhos voltados para a restruturação da saúde em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja assinou na tarde desta sexta-feira (13), no município de Ponta Porã, convênios direcionados para os serviços de saúde do município. Na primeira assinatura, o Governo do Estado autoriza o repasse de R$ 60 mil do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal. O recurso permitirá a adequação da rede de energia elétrica do Hospital Regional de Ponta Porã e a aquisição de um transformador para garantir a instalação do novo aparelho de tomografia da unidade.

De acordo com o governador, a reestruturação da saúde da Ponta Porã é um uma ação indispensável para o fortalecimento da estrutura da saúde de toda sua região, contribuindo para a regionalização dos atendimentos e diminuindo o encaminhamento de pacientes para fora do município.

“Para que a regionalização dos atendimentos na região de Ponta Porã seja concretizada é essencial que a sua reestruturação venha em primeiro lugar. Com isso, concretizamos o fortalecimento dos seus atendimentos evitando que as demandas da região sejam transferidas para outros municípios, fazendo com que a população de Ponta Porã e municípios vizinhos recebam um atendimento de qualidade” disse Reinaldo.

De acordo com a prefeitura de Ponta Porã, o Tomógrafo, com capacidade para produzir 500 exames por mês, foi recebido em outubro do ano passado, porém não pôde ser instalado por incapacidade de carga do sistema elétrico do prédio do Hospital.

Caravana da Saúde em Ponta Porã

O governador Reinaldo Azambuja também assinou o convênio que cede equipamentos para atender o Projeto Qualisus na rede de saúde de Ponta Porã. O convênio cede 597 equipamentos que vão de bandejas para procedimentos a equipamento para tomografia computadorizada, avaliados em R$ 3.374.720,39 milhões. Segundo o governador os equipamentos serão destinados a 20 unidades de saúde durante a visita da Caravana da Saúde na região.

“Os equipamentos reforçarão os atendimentos em 20 unidades da região de Ponta Porã, onde serão entregues durante a passagem da Caravana da Saúde, prevista para o mês de abril. São mais investimentos com resultados totalmente direcionados a reestruturação de atendimentos para melhorar a qualidade da assistência e evitar o acúmulo de demandas na saúde”, ressaltou Reinaldo.

Receberão os equipamentos: Hospital Regional Dr. José de Simone Netto; o Centro Regional de Especialidade Dr. Joao Kayatt; a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena de Ponta Porã das aldeias Lima Campo e Kokue-y; o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps AD); o Laboratório de Fronteira de Ponta Porã e mais 14 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

O governador também assinou o convênio que entrega equipamentos para a implantação do núcleo de vigilância epidemiológica do Hospital Regional de Ponta Porã, totalizando R$ 10.118,76 mil. O convênio é referente a equipamentos de área administrativa como microcomputadores, aparelhos telefônicos, projetor de mídia, scanner e estabilizadores.

Para o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novaes, o Governo do Estado vem mostrando grande eficiência ao priorizar a estruturação da saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul. “O município de Ponta Porã recebe com muita alegria as ações em saúde que tem a parceria do Governo do Estado. São trabalhos que visam a melhor estrutura para os atendimentos da região, evitando que sejam feitos encaminhamentos para fora do município. A saúde é uma grande preocupação e o governo vem colocando o Estado no rumo certo”, afirmou o prefeito.

Texto: Paulo Fernandes e Bruno Chaves