Campo Grande (MS) - Desde que assumiu o comando do Governo do Estado em 2015, o governador Reinaldo Azambuja tem se empenhado para fomentar o ambiente de maior transparência, participação social e combate à corrupção na administração pública estadual.
Além de criar a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS) e implantar o Portal da Transparência Estadual, que garantiu a Mato Grosso do Sul o status de estado mais transparente do Brasil, a gestão de Reinaldo inaugurou canais de comunicação com o cidadão: e-SIC e e-OUV.
Nesta terça-feira (7), o governador deu mais um passo importante para o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e combate à corrupção em Mato Grosso do Sul. Ele assinou o Decreto Estadual de Dados Abertos e o decreto que cria o Programa MS Integridade (PMSI).
“É fundamental as estruturas governamentais se organizarem para promover a transparência ao cidadão. É uma evolução constante para que tenhamos consciência do controle interno e de procedimentos que tornam mais eficiente o combate à corrupção e desvios”, afirmou.
Na prática, o Decreto Estadual de Dados Abertos facilita o acesso de informações do Governo do Estado já disponíveis na internet. Os dados estarão estruturados em formato aberto e ficarão disponíveis para a livre utilização - com a obrigação de creditar a autoria da fonte.
Já o PMSI será utilizado para gestão interna do Governo. O Programa vai integrar todos os órgãos da administração pública com o objetivo de promover a prática de boas condutas de todos os servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.
Ambos decretos foram assinados na 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública. O evento reúne gestores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Mato Grosso do Sul.
Também estiveram presentes na conferência o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o controlador-geral de Mato Grosso do Sul, Carlos Girão; e representantes dos tribunais de Contas do Estado (TCE/MS) e da União (TCU).
Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: Chico Ribeiro.