Reinaldo inaugura 1ª Coordenadoria Regional de Educação de Mato Grosso do Sul

• 20/maio/2016 6:06 pm

Dourados (MS) - O governador Reinaldo Azambuja inaugurou em Dourados nesta sexta-feira (20) a primeira Coordenadoria Regional de Educação de Mato Grosso do Sul. Durante a cerimônia, que contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Mota, ele destacou o fortalecimento da aprendizagem de alunos e a capacitação continuada de professores.

"A coordenadoria aproxima as demandas que o setor educacional da região da Grande Dourados tem com a Secretaria de Educação [SED], para resolver situações das áreas administrativas e de recursos humanos. Trazer esse núcleo também fortalece a formação e capacitação de professores para refletir em uma melhor qualidade de educação em Mato Grosso do Sul", disse o governador.

Em resumo, a coordenadoria representa a "descentralização de todas as ações do órgão central [SED]. Isso vai agilizar o trabalho na região, economizando espaço e tempo das equipes técnicas nas escolas", explicou a secretaria Maria Cecília. "O foco é formar melhor os professores para garantir a aprendizagem doa alunos", completou.

A coordenadoria

Compete à Coordenadoria, o acompanhamento, a coordenação e a supervisão das atividades das escolas da Rede Estadual de Ensino, tanto de Dourados, como dos municípios vizinhos: Caarapó, Itaporã, Rio Brilhante, Douradina e Maracaju.

Por meio de um trabalho articulado com as unidades escolares, o objetivo do governo do Estado com a instituição da Coordenadoria é melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As ações do órgão abrangem a formação continuada de professores, capacitação da gestão escolar e melhorias nas condições físicas e pedagógicas das instituições, entre outras questões que refletem na qualidade do ensino.

Formação e pesquisa

Junto da Coordenadoria Regional de Educação de Dourados, foi inaugurado nesta sexta-feira o Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa.

O aperfeiçoamento da prática pedagógica é um dos fatores determinantes para a melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul criou o Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa com o objetivo de atender todos os profissionais da educação, por meio da oferta de formações, palestras, cursos e apoio à pesquisa.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto: Chico Ribeiro.