Dia D: Reinaldo e Rose defendem inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de MS

• 25/setembro/2015 11:33 am

Campo Grande (MS) – Centenas de pessoas portadoras de necessidades especiais que buscam uma colocação no mercado de trabalho marcaram presença na abertura do “Dia D – Dia da Inclusão da Pessoa com Deficiência”, nesta sexta-feira (25), na Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o evento tem como objetivo ofertar vagas de trabalho exclusivas para pessoas com necessidades especiais e reabilitadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A abertura do evento contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja; da vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto; do ministro dos Esportes, George Hilton; do diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta; e de demais autoridades municipais e estaduais.

Durante os discursos, Reinaldo defendeu a aproximação das pessoas com deficiência do empresariado e falou na ampliação de vagas no mercado de trabalho. “Hoje vamos conciliar portadores de necessidades especiais e empresários para oferecermos a essas pessoas mais oportunidades de acesso ao trabalho, que é o que mais dignifica o cidadão e a cidadã”, disse.

A vice-governadora destacou a importância do evento “para a manutenção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência” e disse sobre “sabedoria, responsabilidade e capacidade” que os governantes têm que ter para atender as prioridades das pessoas. “E entre essas prioridades está o investimento na área social para as pessoas portadoras de necessidades especiais”, explicou Rose.

O diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, lembrou-se do trabalho voltado à humanização e agradeceu o empenho da equipe de servidores da fundação para a realização do evento. Já o ministro George Hilton fez uma conexão entre a inclusão social e o esporte, “já que ambos abrem portas para as pessoas”. “O esporte tem que ser esse indutor da inclusão social”, argumentou.

FUNTRAB dia "D" Inclusão de Pessoas com Deficiência
Alex Sandro, que procura emprego na área administrativa

A procura de emprego

Entre as centenas de pessoas que compareceram à Funtrab para encontrar uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho estava a auxiliar administrativo Francielly Domingues, 22 anos. Há seis meses desempregada, a jovem, que tem deficiência auditiva e consegue se comunicar com leitura labial, estava confiante. “Acredito que vou sair daqui empregada”, falou.

Alex Sandro Barbosa, 30, que trabalhava como segurança antes de sofrer um acidente em 2010 e ficar paraplégico, também estava a procura de uma vaga na área de administração. “Depois de cinco anos quero voltar a trabalhar agora e procuro vaga como técnico administrativo”, disse. Segundo ele, essa área de atuação foi indicação do próprio INSS.

FUNTRAB dia "D" Inclusão de Pessoas com Deficiência
Governador quer ampliação de vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Dia D

O Dia D tem como objetivo promover a conscientização sobre a inserção desse público no mercado de trabalho de Campo Grande e do interior do Estado. As atividades serão realizadas até às 17h na sede da Funtrab, que fica na Rua 13 de maio, 2773, em Campo Grande. Neste dia, o atendimento será feito somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS.

A iniciativa faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, cuja ideia partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, que apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais. Com o sucesso da mobilização, o Ministério do Trabalho decidiu expandir a proposta a todos os executores do Sine, com as ações ocorrendo nas cinco regiões do país.

Em 2014, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por meio dessa ação, que ocorreu em 30 de maio. Os Estados que captaram mais oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados.

Bruno Chaves, da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Fotos: Chico Ribeiro.

Invalid Displayed Gallery