Dourados (MS) - Mantendo a educação como uma das prioridades em sua gestão, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou no dia três de abril duas escolas estaduais no município de Dourados: a Joaquim Vaz de Oliveira, no distrito de Indápolis, e a Rita Angelina Barbosa Silveira, no bairro Vila Roma II. Somados, os investimentos chegam a quase R$ 8 milhões. As unidades reforçam a educação pública no município, com a abertura de aproximadamente mil novas vagas.
Em todo Estado, as escolas em tempo integral estão atendendo quatro mil estudantes. O programa adotado em Mato Grosso do Sul segue modelo implantado desde 2002 no Estado de Pernambuco. O objetivo é reduzir o índice de abandono e aumentar a aprovação dos estudantes no ensino médio da rede pública estadual. A proposta amplia para nove horas o tempo de permanência dos jovens na escola. As escolas de tempo de integral estão disponíveis nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí.
Azambuja também assinou um termo de cooperação entre Governo do Estado, prefeitura de Dourados e Sindicato Rural do município que promete levar melhores condições à agricultura familiar da região. O convênio dará suporte aos pequenos produtores para abastecer a Ceasa, que deve ter a licitação aberta dentro de pouco tempo. Na ocasião, o governador anunciou ainda que deve entregar durante o ano de 2017, duas mil máquinas e equipamentos que vão servir à agricultura familiar. As comunidades indígenas produtoras também foram beneficiadas e receberam R$ 40 mil para conserto de tratores e compra de óleo diesel para plantio. Confira o vídeo.