Campo Grande (MS) - O governador Reinaldo Azambuja visitou a Caravana da Saúde na manhã deste domingo (15), conversou com pacientes e conheceu histórias de pessoas que ficaram por até 10 anos a espera de uma consulta com especialista. Por onde passou pelo Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, onde é realizada a Caravana, Reinaldo recebeu elogios e cumprimentos por criar o maior programa de saúde já feito em Mato Grosso do Sul.
"Nenhum governador fez isso pela gente, pelo povo", disse a dona de casa Rosa Alli, 67 anos, moradora de Campo Grande. Ela procurou a Caravana da Saúde para operar da catarata. "É uma maravilha essa Caravana. Minha espera de dois anos por uma consulta com o endócrino termina aqui", falou David Formigoni, 61, que está desempregado.
Para o governador, percorrer o complexo onde a Caravana da Saúde foi montada só reforça o conhecimento de que a população do estado ficou desamparada por anos a espera de consultas, exames e cirurgias. "Tem pessoas que aguardavam há muito tempo, principalmente por consultas e exames de especialidades, como ressonância, tomografia e colonoscopia", comentou. "As esperas chegam há 10 anos", emendou.
Segundo ele, a procura pelos atendimentos da Caravana foi tamanha que os números de procedimentos realizados vão ser superior aos estimados pela organização. "Nesse ritmo vamos passar e muito a previsão inicial. Isso é muito bom", garantiu.
Desde o início da Caravana, na última terça-feira (10), mais de 34 mil pessoas passaram pelo mutirão. "Ficamos muito contentes em proporcionar isso para vocês", disse o governador às pessoas que aguardavam por consulta na especialidade de Neurologia.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Jessica Barbosa