Três Lagoas (MS) - O governador Reinaldo Azambuja prestigiou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL), realizada neste domingo (14). Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual ajudou a enterrar uma cápsula do tempo - que será aberta daqui 25 anos - com jornais, depoimentos de pacientes, cédulas de dinheiro e outros documentos onde o prédio do hospital será construído.
Orçado em R$ 10 milhões, o empreendimento será construído em uma área de quatro mil metros quadrados doada pelo Grupo Montanini. Conforme médicos do instituto, que hoje funciona em um setor dentro do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o centro de oncologia terá um acelerador linear e oferecerá serviços de radioterapia.
Depois de pronto, o ICTL será responsável pelo tratamento oncológico ambulatorial, mas as internações, cirurgias e serviços emergenciais continuarão no Hospital Auxiliadora. Com o novo ICTL, os pacientes não precisarão se deslocar para outras cidades, como Barretos (SP), em busca de tratamento. Atualmente, cerca de seis mil pessoas utilizam os serviços do instituto.
Para um dos diretores da instituição, o médico cancerologista José Márcio Barro de Figueiredo, o lançamento da pedra fundamental da nova sede do ICTL é "um sonho conquistado" que vai levar atendimento de forma digna e com qualidade para todos os pacientes. O governador Reinaldo Azambuja destacou a participação "de pessoas que acreditam e colocam investimento privado na Saúde". Para ele, o novo prédio do instituto "vai ter condições de atender com carinho e conforto todos os pacientes", além de ajudar no diagnóstico precoce do câncer.