Reinaldo autoriza em junho recape da MS-347 e garante verba para frigorífico de peixe em Dois Irmãos do Buriti

• 09/maio/2017 7:32 am

Dois Irmãos do Buriti (MS) – O governador Reinaldo Azambuja anunciou para o mês de junho a assinatura da ordem de serviço para o recapeamento de 4 km da rodovia MS-347, que atenderá o polo industrial de Dois Irmãos do Buriti, obra já licitada pelo Governo do Estado e orçada em R$ 5,2 milhões.

Em visita ao município, na tarde desta segunda-feira (8.5), Reinaldo Azambuja também garantiu R$ 486 mil em equipamentos para ativar o frigorífico de peixe montado pela prefeitura, cuja estrutura física está pronta.

O chefe do Executivo estadual cumpriu agenda em Dois Irmãos do Buriti para entregar uma patrulha mecanizada, no valor de R$ 161 mil, que servirá à comunidade de agricultura familiar do Assentamento Piúva, formado por 109 famílias.

Demandas: Reinaldo, a vice Rose e o secretário Eduardo Riedel se reuniram com as lideranças de 2 Irmãos do Buriti.

Na oportunidade, anunciou que no dia 29 deste mês será aberto edital para licitação da pavimentação do trecho de 18 km da estrada ecológica MS-450, que liga Palmeiras (Dois Irmãos) a Camisão (Aquidauana).

Integrar, o caminho

O asfalto na MS-347 (ligação com a MS-162 e BR-419) beneficiará as unidades frigoríficas de carne bovina e peixe e a um laticínio e também ao presídio local. “Vamos potencializar as indústrias de Dois Irmãos para que possam gerar mais empregos e receita para o município”, disse Reinaldo Azambuja.

Governador anunciou entrega de um caminhão, pela Agraer, para escoamento da produção das comunidades indígenas.

“Quero retornar aqui em junho para dar o início a esta importante obra, entre tantas outras já realizadas no município pelo nosso governo, mesmo na crise. O caminho é essa integração, governo e prefeitura”, acentuou.

A liberação dos recursos para compras dos maquinários para operacionalização do frigorífico de peixes, segundo o governador, depende apenas da assinatura do convênio com a prefeitura.

O prefeito da cidade, Edilson Zandona (Manguinha) informou que o apoio do Estado será fundamental para colocar a unidade em funcionamento. A concessão foi dada ao Projeto Pacu, que abaterá seis toneladas/dia e vai gerar 40 empregos diretos.

Antes da cerimônia, o governador se reuniu com as lideranças locais e recebeu demandas dos vereadores, dentre as quais apoio financeiro para reforma e ampliação do prédio da Câmara Municipal e a cessão de uma área do Estado onde já funciona a sede da associação dos moradores do distrito de Palmeiras.

Prefeito Edilson Manguinha fala, ao lado do governador: "O Reinaldo tem nos atendido em todos os pleitos".

Mais um presente

Ao transferir a cessão da patrulha mecanizada ao município, Reinaldo Azambuja destacou a força da agricultura familiar, hoje responsável por 70% dos alimentos na mesa dos brasileiros, e falou do trabalho de assistência e fomento desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

“Assim como os senhores – acrescentou – também tenho orgulho de ser produtor rural, neto de mineiros que vieram desbravar a nossa Maracaju, e hoje somos, pequeno, médio e grande, os responsáveis pelo nosso PIB [Produto Interno Bruto] com exportações e safras recordes”.

Os equipamentos agrícolas, adquiridos por meio de emenda ainda quando Reinaldo Azambuja era deputado federal, foram entregues ao prefeito e ao presidente da Associação dos Produtores da Piúva 5, Douglas Fernandes, o qual, em sua fala, agradeceu “mais este presente” do governador.

Governador entrega as chaves da patrulha mecanizada ao líder da comunidade de Piúva, Douglas Franco.

“Chegaram em boa hora, quando estamos recebendo o crédito de custeio (R$ 25 mil por parceleiro) por parte do Banco do Brasil, graças ao apoio da Agraer, e precisamos preparar a terra para a gente plantar hortaliças, cana, laranja e reformar o pasto”, disse Fernandes.

Presentes ao ato realizado na prefeitura, a vice-governadora Rose Modesto, o secretário de Estado, Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), secretário adjunto, Ricardo Senna (Semagro); e os deputados estaduais Beto Pereira e Rinaldo Modesto.

Sílvio Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro