Reitor da UEMS é primeiro presidente do Conselho de Reitores de MS

  • Geral
  • 14/junho/2017 4:06 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - “Um momento histórico”. Foi assim que os membros do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) classificaram a reunião realizada na segunda-feira (12) em Campo Grande, no prédio da Universidade Católica Dom Bosco. Participaram do evento, os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Leocádia Aglaê Petry Leme (Uniderp), Fábio Edir dos Santos Costa(UEMS) e membros de suas respectivas equipes.

Entre os primeiros encaminhamentos traçados pela união das universidades, cinco áreas de atuação foram apontadas como prioritárias: ciência tecnologia & inovação; excelência na educação básica e superior; Internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica. “Com a força das universidades eu tenho certeza que nós vamos virar referência para que outros Estados façam ações semelhantes em prol do desenvolvimento do País e de cada região”, afirma Fábio Edir.

Primeira diretoria

O encontro também marcou a eleição da primeira diretoria do CRIE-MS, em mandato que seguirá até o final de 2018. O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, foi eleito presidente do Conselho, acompanhado pelo reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, que assume a vice-presidência. A posse oficial da nova diretoria será em agosto, em data ainda a ser definida.

Fruto de uma ação pioneira no Estado, o grupo reúne universidades públicas e privadas com objetivo de fortalecer a educação superior e possibilitar que os conhecimentos produzidos nas Instituições de Ensino Superior subsidiem de forma mais efetiva o desenvolvimento do Estado.

Segundo Fábio Edir, a união das universidades representa um momento histórico para o Estado. “Nunca houve uma ação como essa, com o tamanho da representatividade e da importância que nós vimos aqui hoje. A educação superior de Mato Grosso do Sul inovou e mais uma vez fez história no Estado”, disse Fábio Edir.

Para o anfitrião da reunião e vice-presidente do CRIE-MS, Pe. Ricardo Carlos, os avanços serão notáveis. "Essa comunicação entre instituições irá nos ajudar a melhorar a educação, desde o ensino básico até o ensino superior e a pós-graduação. Não há dúvidas de que haverá muitos os frutos. Um deles já está bem delineado, que é a criação de um marco regulatório da inovação em Mato Grosso do Sul".

Neste mesmo sentido, o pró-reitor de Ensino do IFMS, Delmir da Costa Felipe destacou que “durante a reunião, percebemos há uma sinergia para o encontro de soluções para algumas preocupações que são de todos nós. Então os encaminhamentos foram promissores".

André Mazini - Assessoria de Comunicação UEMS

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.