Para o reitor, este é um dia especial para a Universidade, “é um momento especial para mim, mas acima de tudo para a nossa Uems e para o Estado de Mato Grosso do Sul. Ao longo da nossa gestão pudemos fazer algumas atividades juntos ao DOF, não só cursos de capacitação, mas também orientações e trabalhos em conjunto. Hoje a medalha que eu recebo não é minha, mas sim da Universidade em reconhecimento ao trabalho que nós temos feito”, enfatizou.
Segundo o direitor do DOF, Coronel Kleber Haddad Lane, a parceria com a Universidade é extremamente importante, “nós precisamos muito desse apoio, para que possamos desenvolver pesquisas e também na capacitação de diversos policiais”, ressaltou.
De acordo com o ex-comandante do DOF, Edilson Duarte, que iniciou a parceira com a Uems em 2013, a cooperação ocorreu em um momento em que o Departamento necessitava ampliar, principalmente, a qualidade da sua formação com aperfeiçoamento e especialização. “Através de uma parceria com a Uems já foram capacitados 300 profissionais, entre policiais e agentes de segurança pública que trabalham na faixa de fronteira. Aqui no Estado nós temos 44 cidades que ficam na faixa de fronteira, que passaram a ter um melhor atendimento e uma melhor qualidade na prestação de serviços, graças ao melhor preparo técnico e profissional dos seus efetivos, por meio dessa parceria que foi feita com a Uems”, destacou Duarte.
O governador Reinaldo Azambuja anunciou ao público presente que serão disponibilizados R$ 5 milhões, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas, para a construção da sede do DOF em Dourados.
“O trabalho de 30 anos fez com que o DOF fosse uma das estruturas que tem a maior credibilidade perante a nossa população. O mapa que mede a violência no Brasil, colocou o MS como o quinto Estado mais seguro do país, isto é, força de um trabalho conjunto de todas as nossas forças policiais, do apoio que a sociedade tem dado a este trabalho, mas também a dedicação e aos investimentos gerados mesmo num momento difícil da economia nacional”, disse Reinaldo Azambuja.
A Medalha Águia da Fronteira foi entregue a trinta homenageados durante a cerimônia, em que também foi comemorado os 30 anos do Departamento de Operações de Fronteiras. Estiveram presentes na solenidade autoridades civis e militares do Estado.
Texto e fotos: Eduarda Rosa - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)