Campo Grande (MS) – No sentido de ampliar e fortalecer a luta em busca do cumprimento dos oito Objetivos do Milênio (ODM) e buscando o apoio do Governo do Estado por meio de indicadores e mobilização social, a Oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Ieva Lazareviciute, entregou na tarde desta quinta-feira (19), à vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, documento contendo os indicadores de Mato Grosso do Sul relacionados aos ODMs.
Também participaram da reunião a Subsecretária da População Indígena, Silvana Dias e o Subsecretário de Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza, que ocupam pastas no governo do Estado visando um atendimento mais especifico à essas comunidades.
Engajado nessa luta, o Governo de Mato Grosso do Sul vem trabalhando para fortalecer as políticas públicas, como aquelas voltadas para as mulheres, índios, negros, juventude e infância, sempre promovendo a igualdade e a cidadania. Prova disso é a implantação, a partir deste ano, de uma subsecretaria exclusiva para tratar das políticas públicas voltadas aos indígenas no Estado, a Subsecretaria Estadual de Políticas Indígenas. Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do País.
“O Governo de Mato Grosso do Sul tem compromisso sério com o cumprimento de metas envolvendo as questões sociais e de desenvolvimento humano. Já estamos realizando e vamos aprimorar ainda mais para que essas políticas públicas cumpram de fato seu papel principal em conjunto com todas as esferas da sociedade”, disse a vice-governadora.
Com os oito Objetivos do Milênio (ODM) estabelecidos a partir do ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade, o Brasil vem se articulando para atingir as metas que englobam os maiores problemas mundiais até 2015.
Marcos Silva, secretário executivo dos ODMs em Mato Grosso do Sul, explica que os dados apresentados são uma compilação de estatísticas oficiais como as disponibilizadas pelo IBGE. “Os indicadores entregues hoje à vice-governadora contemplam dados relativos ao Estado que com o apoio governamental podem resultar no cumprimento das metas do milênio”. Segundo Silva, ainda este ano, haverá uma reunião geral em Nova Iorque (EUA) para realização de um balanço das metas atingidas e uma repactualização.
8 Objetivos do Milênio
- Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome; 2. Educação básica de qualidade para todos; 3. Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres; 4. Redução da mortalidade infantil; 5. Melhoria da saúde materna; 6. Combate a epidemias e doenças; 7. Garantia da sustentabilidade ambiental; 8. Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.
Esses indicadores podem ser acessados pelo endereço:
http://www.relatoriosdinamicos.com.br/portalodm/perfil/BRA005050/mato-grosso-do-sul
Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)