O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Fábio Edir dos Santos Costa, destacou que desde o início das discussões sobre o projeto, universidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile assumiram compromisso junto a seus respectivos governos de auxiliarem na viabilização.
A chamada rede universitária tem sido responsável pela preparação de estudos e análises no âmbito da Rota ao longo de seu trajeto, ampliando o foco de atuação do projeto que contemplará não só aspectos de infraestrutura e logística, mas também de preservação ambiental, fomentação cultural e estimulo às economias locais.
No encontro desta tarde o superintendente do Dnit em Mato Grosso do Sul, Thiago Carim Bucker, afirmou que a cooperação interinstitucional na forma como tem sido estabelecida para a viabilização da Rota é uma ação inédita, com grande potencial de qualificar o projeto. O superintendente afirmou que o Dnit atuará na parte técnica de construção da ponta entre Brasil e Paraguai, mas outros estudos em áreas como meio ambiente e social, serão conduzidos pelas universidades.
A próxima reunião do grupo de trabalho será realizada em duas semanas.
Texto e foto: André Mazini - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)