Rota do Desenvolvimento aproxima empresários e poder público através de um novo modelo de gestão

• 23/outubro/2015 6:45 am

Dourados (MS) – Com o objetivo de fomentar os pequenos negócios e fortalecer novos modelos de gestão, o governo do Estado, em parceria com o Sistema S e federações, iniciou ontem (22), a 3ª edição da Rota do Desenvolvimento Região Centro-Sul, em Dourados.

A Rota do Desenvolvimento está inserida no Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) e visa proporcionar mais competitividade para os micro e pequenos empresários. A Rota fomenta a interiorização do desenvolvimento e busca diversificar a matriz econômica do Estado. São quatro dias de oficias, workshops, palestras e salas de atendimento, voltados para a recuperação de crédito, emissão de licenças ambientais, linhas de financiamento e informações.

A Rota é uma oportunidade para discutir a realidade econômica de cada região do Estado. A região Centro Sul tem suas características próprias.

Foto 5

Conforme o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja no evento, a força econômica dos municípios esta nos pequenos empresários.  “Se cada pequeno empresário gerar um emprego, teremos 70 mil novos postos de trabalho no Estado. Por isso, o governo do Estado, em parceria com o Sistema S e as federações está promovendo ações como o Programa Estadual de Apoio ao Pequenos Negócios (Propeq).  A Rota do Desenvolvimento está inserida no Propeq” destacou Jaime.

O Fundo Constituição de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) já contratou todos os recursos empenhados, conforme explicou Jaime Verruck. “Todo o recurso do FCO já está destinado aos empreendimentos no Estado. Temo uma política forte de atração de investimentos. Serão destinados R$ 1,5 bilhão de investimento para Dourados e Região. Temos que trabalhar com eficiência para manter e fazer crescer os empreendimentos. Os investimentos estão ocorrendo efetivamente em Mato Grosso do Sul” afirmou Verruck.

A Rota está diversificada com efetivas soluções para o pequeno empresário. “Aliar o agronegócio ao turismo também é uma alternativa. Mato Grosso do Sul será diferente na crise, será um destaque nacional pelos números positivos apresentados em seu crescimento” finalizou o Secretário.

Foto 4

Murilo Zauith, prefeito de Dourados, destacou a importância da parceria do governo e do Sistema S para o desenvolvimento municipal. “Dourados também têm programas voltados para o pequeno negócio, em parceria com o Sebrae. Fortalecemos os pequenos negócios e o municípios têm cumprido com os seus compromissos.  É um compromisso com o desenvolvimento através da geração de empregos e a promoção de oportunidades e parcerias. Temos que ter um planejamento de desenvolvimento para incentivar a economia e a geração de renda das famílias. Com renda o cidadão atinge sua plenitude” afirmou Zauith.

Kits Propeq

Durante a solenidade de abertura Rota do Desenvolvimento Região Centro-Sul, foram entregues o Mapa de Oportunidades, o diagnóstico da Lei Geral e estudos de Desburocratização para 20 prefeitos da região Sul. Também foram entregues 65 licenças e autorizações ambientais.

O Mapa de Oportunidades é um estudo elaborado por técnicos, gestores do Governo, Sistema S e das Federações para apresentar aos prefeitos um diagnóstico e soluções que contribuem para o desenvolvimento econômico.

Foto

Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito de Dourados, Murilo Zauith; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Edson Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Idenor Machado; o presidente da Fiems, Sergio Longe; o presidente da Faems, Alfredo Zanutti Junior; o presidente da Famasul, Maurício Saito; o Superintendente do Banco do Brasil Evaldo Emiliano de Sousa; presidente da Associação das Micro empresas, Delmar Martins e o diretor administrativo do Sebrae, Claudio Mendonça .

Bóris Verbisck, da Assessoria de Comunicação da Semade.