Rota do Desenvolvimento consolida o mapa dos pequenos negócios em Mato Grosso do Sul

• 16/setembro/2015 8:17 am

Coxim (MS) – O governo do Estado, em parceria com o Sebrae, a iniciativa privada e as federações que representam o setor produtivo, lançaram hoje (15) a segunda edição da Rota do Desenvolvimento, em Coxim, na região Norte do Estado. O evento é uma oportunidade para fomentar os pequenos negócios e promover ações e modelos de desenvolvimento local destacando as potencialidades locais. Doze prefeituras estão envolvidas na Rota do Desenvolvimento, que está inserido no Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq).

Um dos grandes focos da Rota do Desenvolvimento é efetivamente fortalecer os municípios para fomentar a produção local com ações consistentes.

Conforme o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, o mapa de oportunidades foi entregue aos prefeitos para estruturar as ações. “Entregamos o mapa de oportunidades, grande referencial para as pequenas empresas identificarem o seu potencial, com informações de acesso ao crédito junto às instituições financeiras, orientações práticas e suporte para os pequenos negócios. Somos o primeiro Estado a juntar desenvolvimento econômico e meio ambiente. Temos grandes desafios aqui no Norte do estado. Temos vantagens e acreditamos que podemos mudar a realidade dessa região” afirmou Jaime Verruck, que ressaltou as ações para fomentar a produção de energia na região Norte e trazer mais energia para as indústrias: “Queremos estruturar o desenvolvimento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) junto à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) e Energisa. Fomentar a produção de energia própria na região Norte para atrair novos investimentos. Temos articulado a questão logística também. Estamos num esforço para trazer uma fábrica do JBS para Coxim. Estamos procurando fortalecer os municípios. Queremos efetivamente fortalecer os municípios para fomentar a produção local com ações efetivas” afirmou o titular da Semade.

“Temos a questão ambiental muito forte na bacia do Rio Taquari. Temos que agir e tomar ações de curto prazo. Estamos executando um plano de Desenvolvimento Sustentável na Bacia do Rio Taquari. Vamos publicar o decreto do CAR Pantanal, definido um modelo que atende um conjunto de interesses da produção e da proteção ambiental” destacou Verruck.

Rota Coxim 3 Gov

O governo do Estado está provendo ações para fomentar os pequenos negócios, afirma o governador Reinaldo Azambuja. “O Propeq fomenta ações para o desenvolvimento econômico do Estado. A Rota do Desenvolvimento traz o debate para as questões locais e discutir a realidade local de cada município é fundamental, encontrando as potencialidades da região Norte, no setor produtivo e turístico. Temos aqui a rodovia que está sendo duplicada (BR 163) que fortalecerá a logística da região Norte e fará crescer todos os municípios da região. Discutir as prioridades para as regiões do Estado e criar rotas alternativas para escoamento. Estamos avançando na emissão das licenças ambientais. O desenvolvimento passa necessariamente pelo crescimento produtivo com a adequada preservação ambiental” afirmou Azambuja.

Para o prefeito de Coxim, Aloísio São José, os pequenos empreendimentos são importantes para o desenvolvimento do Estado. “Temos recebido um grande apoio do governo do Estado e fazendo parcerias importantes entre a iniciativa privada e o setor público, promovendo o incentivo econômico da região Norte do Estado. O setor dos pequenos negócios é estratégico para o desenvolvimento do Estado, principalmente para a geração de empregos. Buscar a desburocratização e facilitar a abertura e expansão dos pequenos negócios gera mais economia. A Rota do Desenvolvimento está pensando Coxim e a região Norte” destacou o prefeito de Coxim.

Sebrae

Conforme Edson Araujo, Presidente do conselho deliberativo do Sebrae e da Fecomércio, a Rota do Desenvolvimento é uma das iniciativas lançadas pelo Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq). “São alternativas para tornar os pequenos negócios protagonistas na economia. São os pequenos negócios os grandes geradores de empregos. São ações conjuntas que propõem uma nova forma de pensar o desenvolvimento econômico no Estado. Mostra o dinamismo da região. A segunda Rota acontece em Coxim, mas abrange as cinco regiões no Estado. São 12 municípios com 180 mil habitantes e 63% da população produtiva” destacou o conselheiro do Sebrae.

Uma intensa programação para o setor produtivo está sendo estruturada. Destaque para os mapas das oportunidades para os prefeitos da região norte. A Roda do Desenvolvimento é um espaço destinado aos pequenos empreendedores, com o objetivo de esclarecer dúvidas, regularizar empresa, expandir os negócios. Oportunidade para saber mais sobre as potencialidades de cada município. “É um compromisso coletivo” afirmou Edson.

Participarem da abertura da Rota do Desenvolvimento o deputado Estadual Junior Mochi, secretários de Estado, prefeitos, vereadores, representantes de associações comerciais e empresários.

Bóris Verbisck, da Assessoria de Comunicação da Semade.