Sanesul ministra palestra para orientar gestores estaduais a reduzir consumo de água nos prédios públicos

  • Geral
  • 09/novembro/2015 5:16 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - O gerente comercial da Sanesul, Onofre Assis Souza, ministrou treinamento para orientar os gestores das secretarias e órgãos do Governo do Estado a instituir medidas de redução de consumo e racionalização do uso da água nos prédios públicos estaduais. A ação faz parte do programa “Governo Consciente”, lançado hoje pelo governador Reinaldo Azambuja.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, em parceria com as secretarias de Estado da Casa Civil, Governo e Gestão Estratégica, e com a Subsecretaria de Comunicação, tem por objetivo reduzir custos com os gastos em custeio, conscientizando os 70 mil servidores estaduais para mudança dos hábitos do dia a dia, consumo consciente e uso eficiente dos recursos públicos.

Para o governador, a eficiência do programa passa pela consciência coletiva de cada servidor, que economizando um pouco, poderá ajudar muito na economia do Governo. “O engajamento dos servidores é muito importante para o sucesso desse programa, e um pouco que cada um de nós economizarmos, será muito importante para a economia do Estado”, disse.

"Orientamos os gestores sobre medidas de economia do consumo de água e sua utilização forma racional. Em primeiro lugar, é necessário fazer um planejamento adequado, realizando levantamento de todo o sistema com auxílio de profissionais especializados, para identificar características físicas e funcionais dos equipamentos hidrossanitários, do sistema hidráulico e das atividades desenvolvidas com o uso da água nas edificações.

Com as informações obtidas neste levantamento, pode-se  analisar o consumo de água em cada edificação e verificar possíveis desperdícios nas instalações", explicou Onofre.

De acordo com o diretor comercial e de operações da Sanesul, Leonardo Barbirato, a Empresa é parceira do projeto para orientar os responsáveis pelas secretarias e órgãos do Governo do Estado para que se faça o uso racional da água e com isso, diminua os gastos públicos, podendo-se investir o dinheiro economizado em outras áreas importantes para a população de Mato Grosso do Sul.

Além de explicar sobre análise do sistema hidráulico, e identificação de vazamentos por profissionais especializados, o gerente comercial também falou aos gestores sobre algumas medidas práticas que reduzem o consumo de água nas edificações, como a colocação de redutor de vazão e arejador nas torneiras, instalação de válvula de descarga com duplo acionamento, gatilhos nas mangueiras, utilização de regador ao invés de mangueiras para regar as plantas, captação, armazenagem e reutilização de água das chuvas, entre outras medidas.A palestra foi realizada no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo na última terça-feira (03).

Larissa Almeida, da Assessoria de Comunicação da Sanesul.

 

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.