Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) concluiu em abril a primeira etapa da formação “A Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, A formação, realizada no Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL) “Professor Fernando Peralta Filho”, em Campo Grande, com 280 professores que atuam no componente curricular de Ciências da Natureza, anos iniciais, de 116 escolas estaduais de 49 municípios de Mato Grosso do Sul.
Nesta etapa, com o tema “Desafios na aprendizagem em Ciências da Natureza”, os professores refletiram, por meio de atividades teóricas e práticas, sobre os principais desafios da Educação Científica nos anos iniciais, abordando a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas na construção do conhecimento científico, o reconhecimento da Física e Química como parte do componente curricular de Ciências da Natureza nos anos iniciais e a desmistificação das atividades pontuais de Educação Ambiental nas escolas.
Os participantes fazem parte de projeto piloto com algumas escolas que participarão em três etapas de formação previstas para o ano, sendo que na primeira, os participantes além da presença física terão o estudo do tema ”Desafios na aprendizagem em Ciências da Natureza” na plataforma Moodle, com término previsto para o próximo trimestre.
Emília Dorsa, da Assessoria de Comunicação da SED.