A segurança pública de Mato Grosso do Sul segue avançando em suas estratégicas, fortalecendo o setor que é considerado fundamental para garantir um bom ambiente à todo sociedade. Nesta sexta-feira (28), novos aspirantes-a-oficial da Polícia Militar (PM) se formaram e, assim, passarão a integrar o efetivo responsável por comandar e gerir o trabalho ostensivo policial em todo o Estado. Ao todo, mais 18 novos policiais estão aptos a exercer tais funções a partir de hoje.
O governador Eduardo Riedel foi o patrono desta turma, que contou ainda com o deputado estadual Coronel David como paraninfo. Durante a formação dos novos oficiais, eles foram capacitados para atuar de forma estratégica e com liderança e capacidade administrativa. O ciclo de formação começou no dia 15 de janeiro de 2024, somando 3.637 horas-aula entre disciplinas teóricas, práticas policiais, ciências militares e gestão pública.
"Esse curso de formação de oficiais é o curso de formação de líderes, de quem vai ter a responsabilidade de comandar essa nossa tropa, é quem tem a responsabilidade de liderar processos, ações, gestão, por uma segurança pública que orgulhe o nosso Estado e que vem sendo construída no dia a dia, com absoluta determinação de quem entende que segurança pública é vital para o bem-estar e para o progresso de qualquer sociedade", destacou o governador.
A turma também reflete a integração nacional da segurança pública sul-mato-grossense: cinco cadetes vieram de outros estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Outros membros já possuíam experiência prévia como praças - classe essa onde se enquadram soldados, cabos, sargentos e subtenentes - nas PMs de Mato Grosso do Sul e de , do Paraná, além do Corpo de Bombeiros local e até como oficiais da reserva do Exército.
"Carreguem sempre esse compromisso pelo nosso Estado. Saibam que aqui nós sempre vamos valorizar a segurança pública como esteio da nossa sociedade. O Mato Grosso do Sul cresce, se desenvolve, gera prosperidade. E isso acontece porque aqui tem ordem, tem determinação expressa para que a gente mantenha uma sociedade equilibrada, que a gente possa incluir com educação, com prosperidade, com capacidade de gerar oportunidade para a nossa gente", completou Riedel.
Reforço do efetivo e modernização estruturante
A formação dos novos oficiais se soma a um pacote robusto de investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul para ampliar o alcance e a eficiência das forças policiais. Entre 2023 e 2025, mais de R$ 91 milhões foram aplicados na modernização apenas da Polícia Militar, contemplando aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos, infraestrutura e tecnologia.
No final de julho, o Estado celebrou a formatura de 427 novos soldados, uma das maiores turmas da história da PMMS, reforçando significativamente o policiamento ostensivo. Também estão em andamento ou concluídas obras estratégicas, como o Batalhão da Polícia Militar de Chapadão do Sul, que alcançou 80,2% de execução, e as bases da Polícia Militar Rodoviária em Ipezal (distrito de Angélica) e Maracaju - essas duas últimas já finalizadas.
A corporação também teve sua gama de equipamentos ampliada: em abril de 2025, a PM de Mato Grosso do Sul recebeu 42 motocicletas e 89 fuzis, destinados a unidades de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, em um investimento superior a R$ 4,4 milhões.
Outra conquista da segurança pública do Estado foi a expansão do sistema de inteligência, com a consolidação do videomonitoramento integrado, ferramenta que se tornou possível graças à Infovia Digital, rede de fibra óptica que conecta todos os 79 municípios e mais de1,5 mil prédios públicos.
O sistema conta hoje com 123 câmeras PTZ - com previsão de expansão para 129 - instaladas em pontos estratégicos, além de 28 câmeras OCR capazes de identificar automaticamente placas de veículos. As imagens são monitoradas pelo Copom e pelo Batalhão Rodoviário, garantindo respostas mais rápidas e precisão nas ações preventivas e repressivas.
Uma corporação em constante evolução
Com cerca de 6 militares na ativa atualmente, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul mantém papel central na proteção da população e no patrulhamento da extensa faixa de fronteira com Paraguai e Bolívia. As operações se estendem por todo o território sul-mato-grossense, passando por áreas rurais onde a logística e o conhecimento territorial são diferenciais.
Ao formar novos oficiais, investir em tecnologia e ampliar o efetivo, o Governo do Estado reforça uma política de segurança pública baseada em modernização, integração e capacidade operacional, pilares essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos e fortalecer a proteção dos sul-mato-grossenses.
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
--
Relacionada:
Novo mapa estratégico projeta a segurança pública de Mato Grosso do Sul até 2030




















