O encontro começa nessa terça-feira, dia 17 de janeiro, na Capital Federal, com a participação de todos os secretários de segurança do Brasil. Entre os assuntos estão a redução de homicídios dolosos, feminicídio e violência contra a mulher, modernização do sistema penitenciário, combate ao crime organizado transnacional, e em especial tráfico de drogas e armas.
Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa, Mato Grosso do Sul precisa do apoio da União, principalmente, por estar situado em região considerada estratégica pelo crime organizado.
Na quarta-feira, dia 18 de janeiro, ainda em Brasília, os governadores assinam o Plano Nacional de Segurança Pública junto com o presidente Michel Temer. A governadora em exercício, Rose Modesto, acredita que o documento vai proporcionar aos Estados a garantia de que as melhorias para o setor vão sair do papel.
A união já sinalizou destinação de 54 milhões de reais aos cofres estaduais. O recurso deve ser investido na construção de presídios e na aquisição de equipamentos. O anúncio do repasse foi feito em dezembro pelo ministro Alexandre de Moraes.
Lívia Machado - Subcom