Semana Santa: Hemosul recebe doações de sangue na quinta e no sábado

  • Saúde
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 11/abril/2017 8:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - O Hemosul de Campo Grande atenderá em horário diferenciado no feriado prolongado da Semana Santa. Nas manhãs de quinta-feira (13) e sábado (15) o hemocentro na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, no Centro, abrirá normalmente. Na sexta-feira (14) não haverá expediente.

Na Santa Casa da Capital a coleta de sangue estará disponível apenas na quinta-feira. Nos demais dias do feriado a unidade estará fechada.

Conforme o Hemosul, estão equilibrados os estoques de sangue de todas as tipagens. Porém, a necessidade da doação frequente é reforçada, uma vez que a produção de plaquetas tem validade de cinco dias.

Regras para doação

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul, e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Horário de atendimento: O Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa oferece horário de atendimento especial nesse feriado:

  • quinta-feira (13) das 7h às 11h;
  • sexta-feira (14) sem expediente;
  • sábado (15) das 7h às 12h.

Na Santa Casa o atendimento será apenas na quinta-feira (13), das 7h às 11h e das 13h às 16h. No interior, todas os pontos de coleta do Hemosul estão fechado no feriado prolongado. O atendimento em toda a Hemorrede de Mato Grosso do Sul retorna ao normal a partir da segunda-feira (17)

Bruno Chaves - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Arquivo

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.