Servidores da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) foram abordados, nesta sexta-feira (10), pela equipe do Programa Direitos Humanos em Ação, da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, que realizaram o “Dia do Acolhimento em Defesa da Vida”.
O dia 10 foi escolhido por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2015, no Brasil, o mês de setembro é referência para campanhas de prevenção, sensibilização e conscientização contra o suicídio.
“Nosso objetivo com o evento foi sensibilizar os servidores sobre a valorização da vida, levando-os a refletir sobre os cuidados com a saúde mental. A conversa, uma escuta empática e o respeito, são ações que fortalecem aqueles que estão em situação de vulnerabilidade emocional, afinal dificilmente sabemos o que o outro está passando”, explicou Sabrina Frazeto, psicóloga e coordenadora da Coordenadoria de Educação e Promoção em Direitos Humanos, da Superintendência da Política de Direitos Humanos da Sedhast.
No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e o “laço amarelo” que é o símbolo da campanha.
O secretário em exercício da Sedhast, Adriano Chadid, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e extremamente importante nos dias atuais.
Leomar Alves Rosa, Sedhast
Fotos: divulgação