SES realizará treinamento sobre Saúde do Trabalhador

• Saúde
  • 07/maio/2018 10:11 am

Campo Grande (MS) – Para debater conceitos e oferecer conhecimento sobre a Saúde do Trabalhador, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador/ Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizará treinamento nos dias 10 e 11 de maio, no hotel Vale Verde, em Campo Grande, com a intenção de promover a prevenção, vigilância e cuidados na relação entre trabalho, saúde e doença do trabalhador.

O encontro é destinado para todos os profissionais da saúde , em especial para os Conselhos de Saúde Municipais, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, os Centros de Referência Regionais, os Serviços de Saúde do Trabalhador, o município de Aquidauana, e os municípios que participaram do Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Na quinta-feira (10.5), a palestra será sobre a “Análise Histórica da Saúde do Trabalhador”, e na sexta-feira (11.5) o tema tratado debaterá “O Controle Social no SUS e o Papel das Cist no fortalecimento da Política da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. Os temas serão ministrados pelo palestrante Marco Antônio Gomes Pérez, mestre e coordenador da Saúde do Trabalhador, em Campinas (SP).

Saúde do Trabalhador

O Ministério da Saúde define a “Saúde do Trabalhador” como uma área de compreensão entre as relações de trabalho e o processo saúde/doença. “Nesse sentido, saúde e doença são considerados como processos dinâmicos, diretamente relacionados com os modos de desenvolvimento produtivo, em determinado momento histórico”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 45% da população mundial e cerca de 58% da população acima de 10 anos de idade faz parte da força de trabalho. E ainda de acordo com essa mesma pesquisa, “a base econômica e material das sociedades é sustentada pelo trabalho dessa população, que por outro lado, depende da sua capacidade de trabalho”.

Como parte da Saúde Pública, a Saúde do Trabalhador tem como objetivo o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras. Reduzir a morbimortalidade (índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional) decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos é também um dos objetivos.

Luciana Brazil – Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Foto: Agepen