Setembro Laranja: SES oferece web aula com foco na saúde e segurança do paciente

  • Saúde
  • lgomes
  • 05/setembro/2023 5:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em alusão ao Dia Mundial e Estadual de Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, realiza nesta terça-feira (5) a web aula “Processamento de produtos para a saúde com foco na segurança do paciente” por meio da Plataforma Telessaúde MS. A transmissão tem início às 9 horas e é voltada aos profissionais aos profissionais dos Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul.

 O objetivo da transmissão é discutir sobre a temática do processamento de materiais com foco na segurança do paciente. Conforme a gerente técnica de serviços de saúde da SES, Aline Schio, a segurança do paciente permeia por um conjunto de ações que levam a uma assistência mais segura e saber como os instrumentais e outros materiais são limpos e desinfetados/esterilizados antes de serem utilizados é de extrema importância, pois ajuda a prevenir infecções e outros eventos adversos.

 “O objetivo principal é que estes profissionais possam aperfeiçoar suas ações relacionadas a limpeza e esterilização de produtos e com isso tornar o cuidado ao paciente mais seguro e com maior qualidade, reduzindo danos relacionados ao uso inadequado destes materiais”, explica Schio.

 Durante a web serão abordados temas como o estabelecimento de fluxos seguros de trabalho, o monitoramento do processo de limpeza, rastreamento da esterilização e indicadores de qualidade.

 A abertura será realizada pela gerente técnica de serviços de saúde da SES, Aline Schio, e as palestras serão ministradas pelas enfermeiras, Leidiane Rodrigues Pimentel e Neiva Regina Rocha. O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.ms.gov.br/forms/ .

 Programa Nacional de Segurança do Paciente

 Instituído em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país e tem como objetivo promover a cultura da segurança do paciente por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde.

Kamilla Ratier, SES
Foto: Álvaro Rezende

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.