Precoce MS: subprograma de apoio à modernização da criação de bovinos está com inscrições abertas

  • Geral
  • 14/dezembro/2016 4:23 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Estão abertas as inscrições para o processo de credenciamento dos produtores, técnicos e empresas independentes que farão a classificação e tipificação dos animais nos frigoríficos. Todo o processo é feito via internet na página do PRECOCE MS. O Subprograma é o antigo “Novilho Precoce” que desde novembro de 2015 passa por reformulações e voltará em fevereiro de 2017, totalmente informatizado.

O Precoce MS foi reformulado buscando principalmente a ampliação de sua segurança e dos processos de aferição de resultados de desempenho de estabelecimentos pecuários e dos produtos obtidos (animais). Com importantes melhorias técnicas o subprograma busca agregar, de forma voluntária, atributos de qualidade e consequentemente valor à cadeia produtiva da bovinocultura de Mato Grosso do Sul.

Como exemplo de melhorias pode-se citar a adoção das boas práticas agropecuárias, protocolos de gestão sanitária individual de animais, sistemas sustentáveis de utilização de áreas com capacidade de apascentamento abaixo do potencial existente, ao associativismo, à melhoria do peso e da cobertura de gordura dos animais, maior uniformidade nos lotes, além de oferecer padrão seguro e confiável dos seus produtos aos mercados nacional e internacional.

Nesse novo formato, haverá  cobrança de maior empenho e compromisso dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos pecuários sob sua orientação, com a utilização de instrumentos legais como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART’s), fiscalizados pelos Conselhos de Classe (CREA e CRMV), com o compromisso dos estabelecimentos frigoríficos credenciados de utilizarem equipamentos de coleta, transmissão de dados e informações sobre a tipificação de animais em tempo real ao banco de dados do Estado. Também será exigido o  pagamento de eventuais bonificações por depósito bancário na conta do beneficiário em até três dias após o abate.

No início do mês janeiro a Secretaria abre as inscrições para cadastramento também das indústrias frigoríficas, que é uma das últimas etapas a serem cumpridas dentro do cronograma de reformulação antes do lançamento do subprograma.

O Subprograma

Desenvolvido há mais de duas décadas com o intuito de incentivar a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul, o programa vem passando por reformulações desde julho último, respeitando um cronograma que tem a previsão de estar finalizado até 1º de fevereiro do próximo ano (2017) quando será relançado.

Aumentar o desfrute do rebanho de corte, estimular o mercado de qualidade e incentivar a eficiência e a eficácia do produtor rural, premiando com incentivo financeiro a qualidade do produto obtido (animal) e o nível do processo produtivo continuam sendo o mote do subprograma do qual podem participar produtores rurais de Mato Grosso do Sul que atendam aos critérios exigidos. Mais informações sobre o subprograma estão disponíveis no Diário Oficial (página 6).

 Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Sepaf e Iagro.

Veja Também
Últimas Notícias