O governo criou oficialmente a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) que ficará ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania. O objetivo é dar andamento a projetos que ajudem a proteger o público-alvo do preconceito, intolerância e violência, além de desenvolver políticas locais voltadas ao movimento LGBT.
Conforme o subsecretário, Frank Rossatte da Cunha, Mato Grosso do Sul é o único Estado do país a proporcionar a representatividade que a classe tanto reivindicava.
Para Frank, com a criação da subsecretaria, todo público LGBT vai contar com respaldo estadual para a execução de ações, principalmente das que estavam sem andamento.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, proporcionar autonomia aos segmentos colabora com a disseminação adequada de informações.
Vale lembrar que a nova pasta conta com o Centro de Referência de Combate a Homofobia, que desenvolve atividades nas áreas da assistência social, educação, saúde e segurança pública; promovendo articulações institucionais, capacitações realizadas em diversos municípios, bem como receber e verificar denúncias de violação de direitos por motivação homofóbica. O local fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, número 559, em Campo Grande.
A subsecretaria de Políticas Públicas LGBT foi criada oficialmente nessa sexta-feira, 9 de junho.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)