Campo Grande (MS) – A subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), anuncia mais uma parceria com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Além das blitz educativas já realizadas em datas comemorativas como o Dia Internacional da Mulher e Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra Mulheres, a partir desta semana, mais uma parceria com a Polícia Militar promete contribuir para a proteção da mulher em situação de violência.
Em reunião com o coronel Emerson Almeida (comandante do 10º PBM) e com o Tenente Andrew (representando o Cel Oéliton Figueiredo, Comandante do 5º BPM), a subsecretária Luciana Azambuja Roca apresentou cartões-visita com o telefone e endereço do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), unidade vinculada à Subsecretaria, onde são oferecidos acolhimento, atendimento psicológico, social e orientações jurídicas a mulheres em situação de violência – independente de terem feito ou não boletim de ocorrência contra o agressor.
Para o Coronel Emerson Almeida, que atua na região do bairro Aero Rancho e adjacências, agora com os cartões em mãos, os policiais que atenderem ocorrências e constatarem a resistência da mulher em se deslocar à delegacia, terão um instrumento para alertar essas mulheres, para que não deixem de procurar apoio para a superação da violência. “É muito importante, porque muitas mulheres não têm coragem de denunciar o agressor. Com esse cartão, elas tem um telefone e um endereço, e podem procurar atendimento no CEAM, e com essa ajuda psicológica elas se fortalecerão e compreenderão a violência que sofrem como um fenômeno que precisa ser superado, antes que um mal maior aconteça.”
“Independente da mulher ter ido à DEAM ou de possuir um boletim de ocorrência em mãos, no CEAM estamos prontas para recebê-la e prestar as informações e orientações necessárias para cada caso, com psicólogas e assistentes sociais especializadas. Inclusive, para as mulheres que possuem bebês, temos uma brinquedoteca e uma pessoa para cuidar das crianças enquanto as mães são atendidas”, esclarece a Subsecretária. “A atuação da PM na distribuição desses cartões para as mulheres que fizerem chamado ao 190 será de grande valia”, destaca Luciana.
A mensagem da subsecretária, para as mulheres que sofrem violência doméstica, é “Não se calem, não tenham vergonha, busquem ajuda! O Governo do Estado oferece esse apoio, gratuito e sigiloso, a todas as mulheres que precisarem!”
Serviço:
CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Atendimento psicológico gratuito para mulheres vítimas de violência (segunda à sexta-feira, das 7:30h às 17:30h).
Telefone: 0800-67-1236.
Endereço: Rua Pedro Celestino, 437 – Centro – Campo Grande / MS.
Texto e fotos: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.