Talks COP30: Governo de MS destaca preservação no Pantanal e produção sustentável no Estado

  • Meio Ambiente
  • lgomes
  • 09/julho/2025 9:09 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

MS esteve no centro do debate do encontro nacional que discutiu mudança climática e infraestrutura

Com foco na produção sustentável e preservação ambiental, o governador Eduardo Riedel participou na terça-feira (8) do evento CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, em Brasília. Durante o encontro destacou as ações de preservação no Pantanal e a política de neutralização do carbono na produção agropecuária e atividade industrial do Estado, que são exemplos e referência no Brasil.

Governador apresentou ações de MS

“Temos mostrado em Mato Grosso do Sul que pode aliar o desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental. O nosso Pantanal tem 83% do território preservado e continuamos com uma série de ações de preservação da biodiversidade. Ao mesmo tempo que a produção agropecuária e industrial converge com nossos objetivos ambientais de se tornar um Estado carbono neutro até 2030”, afirmou o governador.

Riedel ressaltou durante o evento que o Estado tem recebido grandes investimentos privados, que têm capacidade de gerar energia limpa, assim como mitigar a emissão de carbono. “Um dos exemplos são as novas plantas (fábricas) de celulose, bioenergia, assim como o crescimento da suinocultura e avicultura, em que temos uma série de programas de incentivo para se produzir de maneira mais sustentável”.

Governador participou de evento nacional em Brasília

Considerado um dos encontros nacionais mais relevantes para discutir o clima e infraestrutura, o evento trata-se de uma parceria entre a CNN Brasil e Agência iNFRA. Ele faz parte da cobertura especial rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).

Mais uma possibilidade de diálogo entre estados e mercado sobre o papel das instituições reguladoras durante todo este processo. Segundo os organizadores, o encontro representa mais um passo na construção de uma agenda estratégica rumo à COP30 — um momento em que o Brasil poderá mostrar ao mundo sua capacidade de transformar vulnerabilidades em oportunidades.

Um debate que reuniu autoridades públicas, representantes de agências reguladoras, especialistas e lideranças empresariais. Mato Grosso do Sul entrou no centro do debate por contar com o bioma Pantanal e dispor de um agronegócio de destaque no país.

“Mato Grosso do Sul tem muito a acrescentar na COP30 em Belém. Somos um Estado que se propôs a ser carbono neutro em 20230, com meta ousada e muito factível. Além disto trabalhamos para manter o Pantanal preservado. No Cerrado já temos a transição de áreas degradadas para áreas de maior produtividade. Mostra que estamos no caminho certo, envolvendo ciência e conhecimento”, completou Riedel.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Divulgação/CNN Talks: COP30

Veja Também
Últimas Notícias