Técnicos da Sanesul visitam Sabesp para conhecer metodologia de capacitação da companhia

  • Geral
  • 24/maio/2016 9:20 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Com o objetivo de promover intercâmbio de experiências positivas no âmbito do saneamento, o gerente comercial da Sanesul, Onofre Assis Souza, e o gestor de processo de arrecadação, Walmir Lino, visitaram a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no dia 13 de maio. Na ocasião, conheceram o Centro de Treinamento "Manutenção de Redes e Ramais de água"mantido pela companhia, que realiza trabalho de capacitação e certificação com o apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Os técnicos da Sanesul conheceram o local onde são realizadas as capacitações de profissionais que realizam as ligações de água. "Fomos conhecer o modelo de treinamento, pois queremos ter esse padrão e empregá-lo dentro da Sanesul para equipes de manutenção tanto do nosso quadro quanto do quadro das empresas contratadas. Para que inventar a roda se já temos experiências positivas de capacitação em outras empresas de saneamento?", destacou o gerente comercial.

Onofre destaca que possuir profissionais capacitados é fundamental para a redução de perdas.

"A falta de preparo, de conhecimento do trabalho são  motivos para execução de redes e ramais de forma incorreta, e que têm como consequência o aumento das perdas de água. O mercado não forma a mão de obra que as empresas de saneamento necessitam. Um bom exemplo é o encanador, que possui experiência em instalação predial, mas desconhece os procedimentos para instalação e manutenção de redes e ramais de água ", completou.

Para Walmir Lino, a visita foi extremamente proveitosa. "Queremos normatizar o modelo de treinamento para os funcionários da Sanesul. No campo, temos problemas com trânsito, com a pressão da rede, com o cliente. Em um centro de treinamento, os técnicos podem se concentrar em aprender e fazem isso utilizando os mesmos materiais e equipamentos que teriam se estivessem no local de trabalho, mas sem risco de intervenções ou intempéries".

Segundo Onofre, a próxima etapa é apresentar para a Diretoria Executiva da Sanesul um projeto para treinar, também em parceria com o Senai, os funcionários que realizam as ligações de água.

O Centro de Treinamento "Manutenção de Redes e Ramais de água" da Superintendência de Desenvolvimento Operacional da Sabesp foi criado em março de 2014 e já treinou mais de 300 profissionais.

Larissa Almeida, da Assessoria de Comunicação da Sanesul.

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.