Eles são em sua maioria jovens, apaixonados pelo mundo digital e determinados a conquistar espaço no mercado de trabalho. O que os une é a participação no Voucher Desenvolvedor — programa do Governo do Estado que integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). A iniciativa oferece gratuitamente o curso técnico de Nível Médio em Desenvolvimento de Sistemas, com 1,2 mil horas de carga horária, voltado a estudantes da rede pública estadual.
Durante a segunda edição do Pantanal Tech, realizado de 26 a 28 de junho, no campus da UEMS em Aquidauana, 45 alunos do programa participaram de uma intensa maratona de inovação promovida na Unidade Móvel de Tecnologia do Senac-MS. Em grupos de 15 por dia, os estudantes foram desafiados a desenvolver soluções práticas e tecnológicas para fortalecer o turismo e os pequenos negócios da região pantaneira, especialmente nos distritos de Piraputanga e Camisão.
As propostas, elaboradas com base nas demandas locais, foram apresentadas diariamente ao público e a uma banca técnica. No total, seis soluções foram criadas e seguem agora para avaliação. As melhores ideias serão entregues oficialmente à Prefeitura de Aquidauana, com potencial real de aplicação. Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional da Semadesc, Esaú Aguiar, a intenção é transformar os protótipos em projetos funcionais. “As soluções desenvolvidas serão analisadas e podem ser implementadas futuramente. Isso conecta a qualificação profissional ao desenvolvimento do território”, afirmou.
A ação é fruto de uma parceria entre a Semadesc, a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e o Senac, e reforça o compromisso do Governo do Estado com a formação técnica de qualidade, articulada às demandas locais e ao fomento da inovação.
Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, o Pantanal Tech é um modelo de estímulo à pesquisa aplicada. “É uma amostra do que acreditamos como política pública: formar pessoas com capacidade de aplicar conhecimento de forma prática e transformadora. A experiência dos alunos do Voucher mostra que é possível criar soluções reais com base em formação técnica de excelência”.
“Com o Voucher Desenvolvedor, o Governo do Estado atua diretamente onde está um dos principais gargalos do desemprego entre os jovens: a falta de qualificação profissional. Sabemos que, muitas vezes, a ausência de experiência é agravada pela falta de formação técnica. Por isso, essa política pública tem um papel estratégico ao oferecer oportunidades reais de capacitação e conexão com o mercado”, afirma o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
Sobre a dinâmica do desafio
O professor Vitor Gabriel, do Senac, acompanhou os alunos no encerramento da maratona e explicou a dinâmica. “Eles descobriam na hora qual era o desafio. Um dos grupos, por exemplo, trabalhou em uma ferramenta para facilitar a comunicação entre expositores das feiras da região. Os estudantes perceberam que muitos empreendedores locais ainda enfrentam dificuldades para se divulgar, especialmente nas redes sociais”, destacou.
Foi o caso de Geovana Vitória, que com seu grupo desenvolveu uma plataforma digital para centralizar informações sobre os atrativos turísticos da região e apoiar microempreendedores. “A gente percebeu que não havia muita presença digital da região nas buscas. Criamos um canal funcional que mostra o potencial da cidade e ajuda o turista a encontrar o que procura”, explicou.

Outro participante, Ricardo Souza Silva, de 17 anos, relatou entusiasmo com a oportunidade. “Quando disseram que a gente viria a outra cidade para participar de um evento como esse, fiquei muito animado. Foi uma experiência nova, que abriu a nossa mente. Percebemos o quanto é importante o que estamos estudando”, comentou.
A atividade contou com a presença de autoridades e parceiros da iniciativa, como o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, o secretário municipal da Casa Civil de Aquidauana, Alexandre Perico, e o secretário de Cultura, Pepeu Fialho. A coordenadora da Superintendência de Qualificação Profissional da Semadesc (Sequalit), Eli Francisco, reforçou o papel estratégico da ação: “A parceria com o Senac vem sendo fundamental para a formação profissional com foco no desenvolvimento local. Essa entrega no Pantanal Tech mostra o acerto dessa política”.
A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, destacou o caráter transformador da experiência: “Os alunos saem não apenas mais preparados tecnicamente, mas também conscientes do papel social que a tecnologia pode cumprir quando aplicada com propósito”.
A iniciativa foi conectada também ao DEL Turismo — programa intermediado pelo Senac MS que atua há dois anos em Aquidauana com foco no desenvolvimento sustentável da atividade turística. A partir das câmaras técnicas locais, foram identificadas as principais demandas do setor, que orientaram os desafios propostos aos alunos. Durante o Pantanal Tech, o Plano Municipal de Turismo, elaborado pelo programa, também foi oficialmente entregue ao município, em solenidade com a presença do governador Eduardo Riedel e do prefeito Mauro Atlântico.
Lançado em 2023, o Voucher Desenvolvedor já qualificou mais de 500 alunos em cinco municípios sul-mato-grossenses. Em Aquidauana, os protótipos desenvolvidos durante o Pantanal Tech demonstram o potencial de escalonamento do modelo, com soluções criadas para a realidade local que podem ser adaptadas a outros territórios do estado.
Rosana Siqueira, com informações do Senac
Fotos: Rosana Siqueira