Dominante no futsal do estado, o time foi semifinalista da competição nacional em 2019, com sede em Lages (SC), batendo de frente e superando grandes clubes da modalidade no Brasil. Neste ano, a Serc/UCDB encara o principal desafio da temporada 2021 com plantel completo. O técnico Luiz Fernando Borges Daniel, mais conhecido como “Nando”, terá à disposição 15 atletas. A delegação embarca no domingo (22), às 18 horas.
“Fomos desfalcados em 2019, com apenas 10 atletas, mas mesmo assim conseguimos jogar de igual para igual e chegar entre as quatro melhores equipes da elite do futsal. Agora, o grupo está completo, mais qualificado e experiente, dá para rodar bem o time em quadra”, pontua o técnico Nando.
Há mais de três meses a Serc/UCDB tem se preparado para o torneio, com treinamentos intensivos, quatro vezes por semana, no ginásio de esportes do Instituto Salesiano São Vicente (Lagoa da Cruz), na capital. “Temos observado as adversárias, são qualificadas, mas sabemos que os jogos são definidos nos detalhes. Vamos entregar o nosso melhor em quadra e brigar pelas primeiras posições”, finaliza o treinador.
A Taça
Nesta edição, participam 13 equipes, divididas em três grupos (dois de três integrantes e um de quatro) na fase classificatória. Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Dolivar Lavarda (Patão). A Serc/UCDB está no grupo C, ao lado de Centro Integrado de Assistência ao Menor – Cyanor (Cianorte Futsal-PR), Tremendão Clube (BA) e Associação União Esporte Clube (União Jucu/Arsenal-ES).
A equipe de Mato Grosso do Sul folga nas duas primeiras rodadas e estreia na terça-feira (24), às 17h30 (horário de MS), contra o Cianorte Futsal (PR). Na quarta-feira (25), encara o Tremendão (BA), às 8h (de MS) e fecha a primeira fase diante do União Jucu/Arsenal (ES), na quinta-feira (26), às 8h (de MS). Confira a tabela com todos os jogos neste link.
O grupo A, único com cinco times, conta com Associação Leoas da Serra (SC), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do DF – APCEF/ADEF (DF), Clube Atlético Desportivo (MA), Associação Primaverense de Esporte, Cultura e Lazer - APEC-PVA (MT) e Associação Patobranquense de Futsal Feminino (PR - sediante). Já o B tem Instituto Lince/Taboão Magnus (SP), Associação de Futebol Feminino Celemaster Uruguaianense (RS), Clube Campestre de Rio Verde (GO) e Associação Desportiva de Pernambuco – Adesppe (PE).
Segundo a CBFS, o formato de disputa é o seguinte: os times enfrentam-se em turno único dentro dos grupos. Avançam para as semifinais apenas o primeiro colocado de cada chave e o com melhor índice técnico entre os segundo colocados no geral.
A Taça Brasil – Divisão Especial, elite da competição, vale vaga para a Supercopa de Futsal Feminino, torneio que reúne também os campeões do Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB) e da Copa do Brasil, e garante ao campeão a vaga na Libertadores. Todos os jogos terão transmissão ao vivo pela CBFS TV (clique aqui para acessar), pela plataforma streaming da TV NSports.
Confira abaixo o plantel da Serc/UCDB para a Taça Brasil:
Goleiras: Vanessa Lima e Johana Alencar (Jhow)
Fixas: Bruna Elisbão, Thais Fragoso e Mirella Nunes
Alas: Isabella Ribeiro, Luana França, Kamila Lobo, Amanda Santana, Maysa Rodrigues, Vanessa Paixão, Jessyka Almeida e Dayane Sochor
Pivôs: Caroline Santos e Thaynara Recaldes
Comissão técnica: Luiz Fernando Borges “Nando” (técnico), Wellen Silva (auxiliar técnica), Jorge Luis Davila (preparador físico) e Carlos Alberto Oliveira (supervisor)
Lucas Castro, Fundesporte
Fotos: Ricardo Artifon / Divulgação