Iniciativa contou com cerca de 300 serviços gratuitos e registrou 11.652 atendimentos
Uma das maiores ações de cidadania já realizada em Mato Grosso do Sul, a #TodosPorElas, realizada no sábado (19/07/2025), contou com a participação de 90 instituições públicas e privadas, que levaram cerca de 300 serviços gratuitos às Moreninhas em Campo Grande. O UEMS na Comunidade esteve presente levando prestação de serviços e reforçando o compromisso da universidade no combate à violência de gênero, com fortalecimento da rede de apoio às mulheres.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, prof.ª Dr.ª Érika Ferri, o UEMS na Comunidade promove a interação e a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade do MS com diversos objetivos.
“Temos o compromisso de fomentar o pensamento crítico por parte da comunidade acadêmica, com a promoção da reflexão das múltiplas realidades, sobretudo no atendimento às necessidades dos públicos em maior vulnerabilidade social. Nesse contexto, é crucial ressaltar o enfrentamento ao feminicídio como forma de garantir a segurança e a dignidade das mulheres, promover a igualdade de gênero e a justiça social. É um problema grave que exige ações coordenadas e efetivas por parte do poder público, da sociedade civil organizada e da população como um todo”.
Idealizada pela coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, a campanha tem como objetivo a prevenção como ferramenta de proteção.
“O feminicídio é o ápice da violência contra a mulher. Prevenir é salvar vidas. Essa campanha nasceu da necessidade urgente de romper o ciclo da violência e construir um pacto real entre os poderes e a sociedade civil para proteger nossas mulheres. Mais do que um evento, a ação social se apresenta como um espaço de diálogo, escuta e mudança de atitudes, envolvendo toda a comunidade na construção de um fenômeno complexo que exige o comprometimento coletivo”.
Representando o governador Eduardo Riedel, a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, reafirmou o compromisso do Governo com políticas públicas efetivas e contínuas que também incluem crianças e adolescentes como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA).
"Precisamos ensinar, desde cedo, às nossas crianças e adolescentes, que a violência contra a mulher não é normal. E é só assim que vamos garantir que nossas meninas cresçam livres, que tenham direito de estudar, trabalhar e ser o que quiserem ser. E que nós, mulheres, possamos seguir reafirmando que não estamos sozinhas, que precisamos, sim, da sociedade ao nosso lado".
A acadêmica do curso de Biologia da UEMS, Amanda Diniz, conta que estava trabalhando no incentivo a criação de hábitos saudáveis. “Distribuímos sementes de hortaliças para incentivar as famílias a terem sua própria horta, na intenção de proporcionar uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos, para a população. Também instruímos e incentivamos o uso dos resíduos orgânicos, que podem ser transformados em compostagem e adubo para sua própria horta”.
Com o projeto de extensão Raízes da Biologia, a acadêmica Maria Luisa, explica que a participação no UEMS na Comunidade é fundamental para reforçar a importância da sustentabilidade. “Por meio desse projeto, incentivamos a população a plantar e conhecer mais a flora do nosso Estado, principalmente para que possamos fazer a conservação consciente das plantas nativas do nosso cerrado”.
A ação de cidadania #TodosPorElas é uma realização do Sistema Fiems em parceria o Governo de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e TV Morena. Os moradores das Moreninhas e região puderam contar com atendimentos em diversas áreas como saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos e rodas de conversa, além de atividades culturais e educativas voltadas para todas as idades. Lideranças políticas, comunitárias e sociedade civil marcaram presença, promovendo o acesso a direitos e serviços essenciais à população sul-mato-grossense, especialmente às mulheres.
Comunicação UEMS
--
Relacionada:
‘Ação Cidadania #TodosPorElas’ reforça compromisso coletivo pelo fim da violência contra as mulheres