Campo Grande (MS) – Os atendimentos na Caravana da Saúde na microrregião de Campo Grande começaram na última terça-feira (10) com estimativa de fazer mais de 72,8 mil procedimentos médicos, entre consultas, exames e cirurgias. O programa, considerado a maior ação em saúde de Mato Grosso do Sul de todos os tempos, é realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, que fica nos altos da Avenida Mato Grosso.
Popularmente chamado de Albano Franco, o centro é conhecido por abrigar eventos de extrema grandeza, como a Expo-MS Industrial, a Feira do Empreendedor e a Volta das Nações, entre outros. O local possui 16,4 mil metros quadrados construídos em uma área de 73 mil metros quadrados. A capacidade é para 30 mil pessoas.
O espaço é a principal opção para se realizar eventos em Campo Grande, oferecendo completa infraestrutura e diferenciais significativos que o consolidam como um dos melhores ambientes do Centro-Oeste. Essas condições foram fundamentais para o Governo do Estado escolher o local para abrigar a Caravana da Saúde. Dessa forma surgiu a parceria entre o poder público e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), gestora do Albano Franco.
Para a realização da Caravana da Saúde, foram montadas as estruturas de atendimento, como consultórios itinerantes e carretas com centros-cirúrgicos móveis para atender milhares de pacientes que aguardam por meses e anos por consultas, exames e cirurgias – nas mais diversas especialidades, tais como Ortopedia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia e outras. O processo de montagem teve início uma semana antes do evento.
Estrutura
Foram montados 22 consultórios para atendimento de especialidades médicas (Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, etc) e colocadas 17 carretas de consultórios e centros cirúrgicos para atendimento de Oftalmologia, sendo 10 estacionadas dentro do centro de exposições e sete fora.
O local ainda conta com 14 salas de atendimento de parceiros, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, etc; oito salas para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com atendimento do Civtox, DST/Aids, etc.; três containers do Hospital do Exército, com consultas de especialidades; uma sala de observação médica; uma sala de audiometria, com cabine de fonoaudiologia; uma sala de imprensa; um espaço de microcirurgia, onde serão feitos exames de preventivo, psa e biópsia de lesões de pele; um espaço da mulher, com sala de amamentação, fraldário, etc; um espaço de atendimento do Fácil, com prestação de serviços ao cidadão; um espaço de saúde bucal, com quatro consultórios e um escovódromo; um espaço de exposição do corpo humano; e áreas de exposição das forças de segurança pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc). Também foi organizado uma área de alimentação.
Dias de Mobilização
Os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos finais de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.
A partir do dia 20 serão oferecidos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.
Atendimento
Conforme estimado pelo coordenador da Caravana, o médico Marcelo Henrique de Mello, dos 72,8 mil procedimentos médicos, 35 mil serão de consultas oftalmológicas e 12 mil de cirurgias da mesma especialidade, que é considerada uma das principais demandas do povo sul-mato-grossense.
O restante previsto é de consultas em Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria (10,8 mil procedimentos); cirurgias eletivas em hospitais da rede credenciada (quatro mil procedimentos) e exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletroencefalografia, eletrocardiograma, ultrassonografia com Doppler, endoscopia e eletroneuromiografia (11 mil procedimentos).
Todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fazem parte do cronograma de atendimentos consultas odontológicas e de saúde do homem e da mulher, além de exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-x.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Chico Ribeiro.