Em Ribas do Rio Pardo, quem vive e trabalha na área rural tem boas expectativas com as obras de pavimentação da MS-338, que faz ligação com Camapuã. Classificada como de difícil acesso pelos motoristas, a rodovia recebe investimentos de mais de R$ 250 milhões para ter asfalto em 111,5 quilômetros, do trecho que vai da MS-357 até a BR-060.
“Para a gente que entrega muda de eucalipto na região, vai ficar excelente. Nesse período de chuva, está bem difícil o acesso às fazendas. Então, assim que for concluída a obra, vai ficar bom e vai diminuir o gasto, em torno de 60%”, destacou o motorista Paulo Pereira de Souza Filho, de 39 anos.
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Outro caminhoneiro que trabalha na região, Claudecir Brugnoli diz que conhece todas as dificuldades das estradas sem pavimento, que vão da lama no período chuvoso à poeira na época da seca. “Quando chove a gente não consegue chegar. Fica bem precário. Com a rodovia asfaltada e nova, a tendência vai ser melhorar, vai ser uma mão na roda para acessarmos as fazendas. Vai ficar uma maravilha”, ressaltou.
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Morador de um sítio na região, Antônio Ademir Barbosa, 68, trabalha com compra e venda de gado e diz que as obras de pavimentação da rodovia são bem vindas. “Vai melhorar e muito para quem vive e trabalha por aqui, deixando o caminho seguro. Está aprovado”, disse.
Agilidade nas obras
Dividida em dois lotes, a pavimentação da MS-338 contribui com a integração logística de Ribas do Rio Pardo - que desde 2021 vive um boom de desenvolvimento por causa da construção de uma nova indústria de celulose da empresa Suzano. A primeira frente de obra parte de Camapuã a Ribas e a segunda faz o caminho contrário, se encontrando no entroncamento com a MS-245.
A obra do primeiro lote teve início em fevereiro do ano passado e está com mais de 52% de execução. Nela, são investidos R$ 120,1 milhões em 45,30 quilômetros de pavimentação. Já a obra em 66,26 quilômetros da rodovia referente ao segundo lote foi autorizada pelo governador Eduardo Riedel nesta semana, ao custo de R$ 132,5 milhões.
“O pavimento da MS-338, que vai até Camapuã, liga até a MS-357, que já está em construção. Vamos ter um novo eixo logístico. Tudo isso fruto da capacidade de investimento que o Governo criou", explicou Riedel ao autorizar o início da obra do segundo lote.
Integração
Secretário da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), Hélio Peluffo frisou a importância do empreendimento para toda a região. “O Governo do Estado resolve o problema de logística, que é o trânsito de caminhões puxando eucalipto, além de atender a agropecuária, que também necessita dessa infraestrutura. É uma obra de R$ 132,5 milhões, somando-se a uma outra de R$ 120,1 milhões. E o Governo também fará a ligação de Bandeirantes a MS-338, que são mais de R$ 50 milhões em investimento. Então, são aproximadamente R$ 300 milhões de recursos muito importantes para a região, gerando emprego, qualidade de vida e melhorando as condições de ir e vir da população", explicou.
Além das obras citadas pelo secretário, o Governo do Estado, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), trabalha na pavimentação da MS-357, que liga o final do trecho urbano de Ribas até a MS-338. Com 19,89% de execução, a obra em um trecho de 12,18 quilômetros tem R$ 29,1 milhões de investimento.
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“Essa obra vai melhorar para a gente que mora aqui. Nossa expectativa é de que fique melhor porque nesse trecho é perigoso o trânsito”, comentou a vigilante Luiza Soares, 33, que mora no final do perímetro urbano do Ribas, a poucos metros da ponte que está em construção sobre o Córrego Ribeirão das Botas. A obra da travessia faz parte da pavimentação da MS-357.
Bruno Chaves, Seilog
Fotos: Chico Ribeiro