Campo Grande (MS) - Escola de Assistência Social, criação do Centro de Atendimento em Direitos Humanos, reestruturação do Centro de Atendimento à Mulher e Vale Renda mais a ampliação do Vale Universidade são algumas das ações anunciadas para a pasta da vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, nesta noite (10), em Evento Comemorativo aos 100 dias de Governo, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
A ação conduzida pelo governador Reinaldo Azambuja, contou com a participação de todo o secretariado do executivo, com apresentação de metas para cada secretaria. “Nestes 100 dias é possível perceber que o nosso governo vai realmente mudar a vida das pessoas. O nosso governador já começa o mandato preocupando-se com as pessoas, lançando projetos que vão interferir e mudar diretamente a vida da população de Mato Grosso do Sul”, descreveu a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, ao mencionar o balanço apresentado pelo governo nesta noite.
Na Sedhast, estão reunidas as Subsecretarias das Políticas Públicas para Mulheres; para a Juventude; Promoção da Igualdade Racial e Cidadania e a Subsecretaria de Políticas Indígenas. Há ainda no organograma Superintendências que conduzem o Programa Vale Renda, sendo esta de Benefícios Sociais; Superintendência de Projetos Especiais, que reúne projetos como o Vale Universidade e Vale Universidade Indígena; Superintendência da Política de Direitos Humanos; da Assistência Social, além da Funtrab (Fundação do Trabalho) e Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor).
“O governador trouxe a Subsecretaria da Mulher e a Subsecretaria da Juventude para a nossa pasta e ainda criamos Subsecretarias para tratar de questões pontuais no nosso estado como a Indígena e a Igualdade Racial. Ampliamos as ações das Superintendências dos Direitos Humanos e Assistência Social e estamos reestruturando os programas Vale Renda e Vale Universidade. A intenção é criar políticas transversais para amplificar a cobertura de programas da pasta e criar novas ações para que a população perceba a diferença, já neste primeiro ano de mandato”, declarou a vice-governadora e secretária da pasta, ao referir-se às ações já adotadas e que ainda estão por vir na Sedhast.
No evento, o governador Reinaldo Azambuja também assinou o Termo de Adesão e Compromisso ao Programa Brasil Transparente, criado pela Controladoria Geral da União (CGU) com o objetivo de auxiliar estados e municípios na implementação das medidas de Governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI). “Mais um compromisso de campanha que estamos entregando para a população”, citou.
As metas para o ano de 2015 da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho são: implantar o programa Qualifica MS; inaugurar a Escola de Assistência Social; melhorar o programa Vale Renda; ampliar o programa Vale Universidade; reestruturar o Centro de Atendimento à Mulher; criar o Centro de Atendimento em Direitos Humanos; e aumentar o número de famílias indígenas e comunidades quilombolas atendidas.
Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Foto: Chico Ribeiro