Miranda (MS) – Começou neste sábado (18.11) e termina amanhã, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, os atendimentos do projeto A Saúde Mais Perto de Você Indígena, na aldeia Cachoeirinha, distante 13 km do centro de Miranda. Com uma expectativa de atender três mil indígenas somente neste fim de semana, a ação oferece exames de ultrassom, mamografias, eletroencefalograma, além de consultas em diversas especialidades para a população indígena da região.
O governador chegará à aldeia, às 10h deste domingo, e visitará o centro de atendimento montado na avenida principal, ao lado da escola municipal, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, lideranças indígenas e autoridades convidadas. Participa da final de um torneio de futebol entre as aldeias indígenas da região e almoçará no salão paroquial.
Durante toda a manhã, indígenas das aldeias Cachoeirinha, Lalima, Moreira, Passarinho, Lagoinha, Babaçu, Morrinho, Argola e Mãe Terra foram atendidos pelas unidades móveis e nos consultórios instalados na aldeia. Para a moradora da aldeia Passarinho, Marilza Francisco Biúna, 50 anos, conseguir passar pelo atendimento oftalmológico foi um sinônimo de alívio após meses tentando agendar o procedimento pela rede pública.
“Nossa maior dificuldade é conseguir marcar a consulta. Como a fila é grande, acabamos desistindo por causa da demora. Hoje eu já consegui fazer a minha consulta através da unidade móvel e vou continuar o tratamento. A iniciativa é muito boa e está já ajudando muito a região”, disse.
Entre as consultas, também tem as especialidades em urologia, cardiologia, ortopedia e ultrassom. Juntamente com os consultórios, estão instalados contêineres para atendimentos oftalmológicos e odontológicos, além das carretas do Hospital de Câncer de Barretos com os atendimentos de mamografia e preventivo.
Para Alda Lemes, 32 anos, moradora na aldeia Cachoeirinha, após aguardar mais de um mês para um exame de ultrassom, ela conseguiu realizar o procedimento hoje pelo projeto. “Estava esperando há mais de um mês para fazer um exame, mas não havia resposta. Fiquei sabendo da ação esta semana e não sabia que seria rápido. Para nós é muito bom, já que muitas pessoas ainda têm esta dificuldade em conseguir fazer uma consulta ou exame”, observou.
O programa A Saúde Mais Perto de Você Indígena é uma ação do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Miranda, Distrito Sanitário Especial indígena (DSI/MS), Fundação Nacional do índio (Funai-MS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é levar até as principais aldeias de Mato Grosso do Sul resolubilidade em sua totalidade para as necessidades em saúde da população indígena como prevenção, diagnóstico e tratamento.
Jefferson Gonçalves - Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Fotos: Chico Ribeiro