Com apoio da Funtrab, primeiro emprego é realidade para jovens de MS

  • Emprego
  • Natalia Yahn
  • 24/fevereiro/2023 5:15 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O primeiro emprego permite ao jovem ingressar no mercado de trabalho e abre as portas para o futuro profissional. Com o apoio da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) as histórias bem-sucedidas se multiplicam e transforma a vida de inúmeras pessoas.

“Eu estava com medo e insegura no início. Mas em todos os locais que fui recebida, na Funtrab e aonde acabei sendo contratada, todos me acalmaram, explicaram e orientaram. Agora estou confortável. Consegui me encaixar muito bem na vaga, era o que eu queria e buscava no mercado de trabalho, atendeu minhas expectativas”, afirmou Luciana de Albuquerque Mendes, 16 anos.

Logo no início de 2023, ela procurou a Fundação na busca pelo primeiro emprego e foi conduzida para entrevista e depois contratada para o trabalho na área administrativa em um shopping da Capital. “O meu local de trabalho é maravilhoso, perto da minha casa. Eu gostei da seleção da Funtrab, é ótima, super rápida e organizada”, disse Luciana.

A assistente social e gestora de ações do trabalho da Funtrab, Mônica Scheller, explica que o trabalho de encaminhamento ao primeiro emprego é realizado com cuidado e atenção. “Cada pessoa é única e realizamos as ações conforme a necessidade de quem nos procura. É uma grande satisfação poder contribuir para mudar a realidade de alguém”.

O público alvo do Serviço Social, na Funtrab, tem como prioridade PcD (Pessoa com Deficiência), menor aprendiz (14 a 17 anos), aprendiz (18 a 23 anos), e ainda adultos acima de 40 anos que apresentem alguma dificuldade de inserção no mercado de trabalho e idosos.

Para garantir que o jovem continue estudando, o atendimento ao menor-aprendiz segue critérios em relação ao horário de trabalho, à ocupação ofertada, deslocamento e horário. “A gente orienta sobre a importância e responsabilidade nessa nova fase da vida. A gente se preocupa em ter um olhar que leve em consideração as necessidades do jovem e como podemos atuar para que ele seja inserido no mercado”, afirmou a assistente social.

A assistente social Mônica Scheller pontua que o trabalho da Funtrab é direcionado e eficiente

Bárbara Barros de Figueiredo, 27 anos, conseguiu o primeiro emprego após encaminhamento da Funtrab e comemora as conquistas obtidas posteriormente. Ela tem deficiência intelectual leve e aceitou o desafio de trabalhar com atendimento ao público. “Eu aprendi a lidar com as pessoas, a ter mais paciência. Iniciei trabalhando com o público, no atendimento da Funtrab mesmo. Melhorei em relação a timidez, desenvolvi habilidades. Depois decidi fazer faculdade de estética e quero trabalhar na área”.

O diretor-presidente da Funtrab Marco Aurélio Santullo, pontua que as equipes da Intermediação de Mão de Obra (IMO), Captação de Vagas e atendimento estão empenhadas nos encaminhamentos para o mercado de trabalho.

“É nosso dever como Fundação gerenciar as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, quanto mais vagas tiver, mais chance o trabalhador terá em conseguir um emprego com Carteira Assinada acompanhado de todos os diretos regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ver o resultado desse esforço é gratificante”, afirmou Santullo.

SERVIÇO

A Funtrab, em Campo Grande, fica na Rua 13 de Maio, 2773, Centro (entre as ruas Marechal Cândido Mariano Rondon e Dom Aquino).

As vagas de trabalho estão disponíveis no site https://www.funtrab.ms.gov.br/lista-de-vagas-em-destaque/.

Natalia Yahn, Comunicação do Governo de MS; colaborou Magna Melo, comunicação Funtrab
Fotos: Álvaro Rezende

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.