Na 1ª Feira do Trabalho, governo leva serviços e emissão de documento à população

  • Geral
  • 26/junho/2017 6:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Além da unidade móvel do Procon, participam do evento outros órgãos do Governo do Estado. Entre os serviços que serão oferecidos, emissão do RG e informações e orientações sobre o CNH Ágil.

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado leva serviços e orientações à população nesta segunda-feira (26.6), durante a 1ª Feira do Trabalho de Mato Grosso do Sul. O evento acontece das 8h às 18h, no estacionamento da Câmara Municipal da Capital. Um dos serviços oferecidos é o recebimento de solicitações de emissão do Registro Geral (RG), pelo Instituto de Identificação, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

No local, o Instituto de Identificação está dando entrada ao pedido de primeira via do RG. O documento é fornecido para pessoas de qualquer idade e o interessado precisa apresentar certidão de nascimento. Ali mesmo, ao fazer a solicitação, será feita a coleta da impressão digital. Serão disponibilizados 60 atendimentos no dia e ao fazer o procedimento o cidadão será informado sobre a data e o local onde vai pegar o seu RG. Para a primeira via não é cobrada taxa.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) estará com equipe dando orientações sobre o Programa Vale Universidade, que facilita o acesso de alunos de famílias de baixa renda à universidade. O acadêmico que for selecionado para ser contemplado pelo Vale Universidade paga apenas 10% da mensalidade. O Governo do Estado entra com 70% e a instituição de ensino superior com 20%. As inscrições para o programa começam no dia 26 de junho e vão até o dia 14 de julho.

Entre os requisitos para inscrição estão: renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal não pode ser superior a R$ 2.896,00. O interessado também não pode possuir outro curso de graduação, tem que ter residência fixa em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos e não pode ser atendido por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro, com a mesma finalidade do Vale Universidade.

Em caso de seleção, o acadêmico habilitado deverá realizar estágio com carga horária de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias no período matutino ou vespertino, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Sedhast, por intermédio da Superintendência de Projetos Especiais, a qual compete estabelecer os demais procedimentos para a efetivação do cumprimento do estágio.

Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) dará informações e orientações sobre o CNH Ágil, projeto desenvolvido pelo órgão para agilizar o processo de renovação da carteira de habilitação para aqueles condutores que não precisam fazer alteração no cadastro e não exercem atividade remunerada. E o procedimento é feito online, de forma bastante simples. Os servidores do Detran também darão orientações sobre o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Na 1ª Feira do Trabalhador de Mato Grosso do Sul, o Procon estará com a unidade móvel "Procon na Rua", para dar orientações e receber reclamação dos consumidores. E a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), realizará palestras sobre mercado de trabalho na área da educação física e esportes no Estado.

A Feira é iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e da Câmara Municipal de Campo Grande. Entre os serviços oferecidos no dia, estão a emissão da Carteira de Trabalho. A expectativa é atender 500 pessoas durante o evento.

Paulo Yafusso - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Edemir Rodrigues

Veja Também
Últimas Notícias