Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul pediu reconhecimento federal da situação de emergência nos 14 municípios do Estado mais atingidos pelas fortes chuvas das últimas semanas, onde estragos foram registrados.
Em ofício enviado na última sexta-feira (11) para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o governador Reinaldo Azambuja explicou que são necessários R$ 115,4 milhões para ações de socorro e assistência à população de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.
Reinaldo oficializou no documento os termos tratados em reunião feita em Brasília (DF) no último dia 9 de dezembro, quando ele e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, se encontraram para debater soluções emergenciais para a recuperação dos municípios do Sul de Mato Grosso do Sul, onde foram causados estragos por causa das tempestades.
Conforme o ofício, “os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso implicaram no comprometimento da capacidade de resposta econômica e administrativa do Poder Público Estadual, o que implica na necessidade de auxílio financeiro complementar por parte do Governo Federal”.
Junto do ofício, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ainda recebeu relatório fotográfico das regiões atingidas e documentos e registros que esclarecem a ocorrência do desastre, como os decretos estaduais que reconhece a situação de emergência nos 14 municípios.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto: Defesa Civil.