Campo Grande (MS) – Durante os 100 primeiros dias do governo Reinaldo Azambuja, muito foi feito pela segurança pública, para equipar, qualificar e incrementar o efetivo, com foco no combate a todos os tipos de crimes.
Nos primeiros 100 dias de Governo foi implantado atendimento 24 horas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que de forma pioneira passou a funcionar na Casa da Mulher Brasileira, humanizando assim o atendimento as mulheres vítimas da violência.
Todas as viaturas que estavam paradas, aguardando manutenção foram consertadas, além disso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), viabiliza o plano para locação de viaturas, já com a manutenção inclusa, permitindo que as viaturas sejam mantidas constantemente em condições de uso em período integral, aumentando assim, a presença ostensiva e preventiva, reduzindo os índices de criminalidade e aumentando a efetividade da segurança da população.
As próximas ações, segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, é a implantação de uma nova versão do Boletim de Ocorrência, com novas e significativas vantagens para os usuários.
Também serão capacitados mais de 8 mil servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Coordenadoria Geral de Perícias e da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS). O objetivo é dar maior celeridade no atendimento das ocorrências policiais.
Entre as estratégias está também a intensificação das ações de repressão e prevenção aos delitos transfronteiriços, com foco na redução dos índices criminais e aumento da efetiva segurança da população na faixa de fronteira. Para isso será aumentado o efetivo policial nas unidades policiais da faixa de fronteira.