Campo Grande (MS) - O governador Reinaldo Azambuja inaugura, nesta sexta-feira (17), Dia Nacional da Botânica, o Centro de Atendimento do Parque Estadual Matas do Segredo. A solenidade está marcada para ocorrer às 8h30 na rua Josefina Mingareli, s/n, no Jardim Presidente.
Situado na região Norte da cidade, o Parque Estadual das Matas do Segredo foi criado em 2000 para proteger em seus 177,88 hectares as inúmeras nascentes que formam o córrego Segredo. Rodeado por bairros populosos, esse remanescente do cerrado recebe a pressão do crescimento do município. No entanto, essa característica está sendo usada a seu favor.
Além de importante referencial de pesquisa científica, o Parque foi a primeira sede do Projeto Florestinha, criado há 22 anos, em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Secretaria Municipal de Políticas de Assistência Social e Cidadania (SAS), para atender crianças em idade escolar, em período extraclasse, despertando-as para a consciência ambiental e importância da conservação.
Termos de Cooperação
Durante a cerimônia serão assinados dois termos de cooperação técnica, um com a Polícia Militar Ambiental (PMA) – para a execução do Projeto Florestinha; e outro com a Universidade Federal de Mato Grosso de Sul (UFMS), para o fortalecimento das ações de conservação ambiental – gestão e manejo das unidades, mediante apoio a estudos e pesquisas. Todos os termos serão assinados via Semade/Imasul.
Bruno Chaves - Subcom.