Agosto Lilás: canais de escuta e programas de saúde ampliam proteção às mulheres no Detran-MS

  • Detran
  • Mireli Gonçalves Obando da Rocha
  • 21/agosto/2025 5:32 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

No mês em que o país volta os olhos para a luta contra a violência doméstica, o Agosto Lilás, o Setor Psicossocial do Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) mostra que a atenção às mulheres não se resume a campanhas pontuais. São ações permanentes, discretas, mas de grande impacto, que se traduzem em cuidado, proteção e promoção da saúde dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Um dos exemplos mais emblemáticos dessa atuação é o canal de escuta Detran Por Elas acessado de forma simples por QR Code e direcionado ao WhatsApp do setor (67)3368-0178. Mais do que uma ferramenta, ele representa um espaço seguro para acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de violência, seja no lar, seja no trabalho. 

Secretária da Cidadania, Viviane Luiza no lançamento do Detran por Elas

Desde o lançamento em março deste ano, com as presenças do secretário de Justiça e Segurança Publica, Antonio Carlos Videira, e da secretária de Cidadania, Viviane Luiza, o canal já recebeu seis registros de assédio moral. Em cinco desses casos, as servidoras optaram por acompanhamento contínuo do Setor Psicossocial; em um caso, houve apenas acolhimento e orientação. Nenhuma das mulheres formalizou denúncia, mas o movimento de buscar o setor mostra a confiança no serviço e a importância de ter um espaço sigiloso e acessível, que está aberto para temas diversos.

Essa escuta qualificada também esteve presente no Café Detran por Elas, que reuniu cerca de 50 servidores em um momento de bate-papo leve e acolhedor sobre empatia, violência e canais de denúncia. Ao final da atividade, mais de 20 bilhetes foram depositados na caixinha do acolhimento, com mensagens que refletiam a sensibilização dos participantes, entre elas, uma frase que se destacou: “O mundo precisa de mais pessoas que tenham empatia pelo próximo, que se sensibilizem com a dor do outro”. 

Corregedora de Trânsito, delegada Rosely Molina com servidoras

Com décadas de atuação em defesa das mulheres, a madrinha do Detran por Elas, Corregedora de Trânsito, delegada Rosely Molina, lembra que a violência pode assumir diferentes formas, podendo ser física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial, e que ela não se restringe ao ambiente doméstico, podendo também ocorrer no trabalho. 

O programa Detran por Elas, fruto da união entre a presidência, a Corregedoria de Trânsito e o Setor Psicossocial, foi criado justamente para levar informação e dar visibilidade ao canal interno de denúncias, fortalecendo a cultura de acolhimento na instituição.

Também no ambiente do Detran-MS, a equipe realizou uma pesquisa de clima organizacional que trouxe à tona aspectos da cultura institucional que podem configurar práticas de violência simbólica ou estrutural. Os dados, que revelam realidades muitas vezes invisíveis, servirão como base para programas e políticas voltadas à saúde integral dos trabalhadores, com foco especial nas mulheres.

No decorrer do primeiro semestre do ano, em parceria com outros órgãos, o setor psicossocial esteve presente em iniciativas de âmbito estadual como o evento “Todos por Elas”, realizado nas Moreninhas, ampliando o alcance das ações e reforçando a importância da rede de apoio.

Recadinhos deixadas na caixinha do acolhimento após ação com servidores terceirizados

Esse olhar atento também se reflete em iniciativas de prevenção e cuidado. Entre elas, destacam-se a campanha de mamografias, que incentiva a detecção precoce do câncer de mama; a participação no programa Viva Saúde da Cassems, com exames preventivos para diabetes, obesidade e hipertensão; além dos atendimentos psicológicos, nutricionais e sociais, mantidos de forma contínua.

Também está em fase de elaboração, um novo programa sobre envelhecimento feminino e menopausa, que trata de forma humanizada um tema ainda cercado de tabus. A iniciativa leva em conta a idade das servidoras e o quanto essa fase impacta no corpo, mente e emoções. 

Cada detalhe dessas ações evidencia a força de um setor que entende que a proteção da mulher passa não apenas por mecanismos de denúncia, mas também pela construção de um ambiente saudável, inclusivo e seguro. 

Servidoras do Psicosocial do Detran-MS

Com parcerias estratégicas, como a Corregedoria, a Cassems e a UCDB, o Setor Psicossocial consolida uma rede sólida em defesa da vida, do bem-estar e da dignidade das servidoras do Detran-MS.

Para a coordenadora do Setor Psicossocial, Rebeca Moreira, cada iniciativa representa mais do que um serviço oferecido: é um compromisso institucional com a vida das mulheres. “Nosso objetivo é criar um ambiente de escuta e acolhimento, onde cada servidora se sinta segura para buscar apoio. Mais do que intervir em situações de violência, queremos promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, porque cuidar das mulheres é fortalecer toda a instituição”, destaca.

No Agosto Lilás, mais do que falar sobre violência, o Detran-MS mostra que é possível agir com firmeza e sensibilidade ao mesmo tempo. E que, quando a atenção está nos detalhes, o cuidado se transforma em política permanente.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued

Veja Também
Últimas Notícias