Campanhas importantes de sangue e medula fecham o mês de julho no Hemosul

  • Geral
  • nrodrigues
  • 31/julho/2019 5:09 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Com o objetivo de melhorar os estoques em uma época tão crítica para a coleta de sangue em Mato Grosso do Sul - já que o frio espanta os doadores-, o Hemosul realizou no mês de julho campanhas especiais que mobilizaram muita gente em prol da doação de sangue e medula, na Capital e no interior. 

Na cidade de Bataguassu, uma grande campanha de cadastramento de doadores de medula óssea bateu o recorde do ano e cadastrou 1.442  pessoas para o Banco Nacional de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (INCA), trabalho realizado pelo Hemosul desde 2001.

No município, um paciente aguarda por um transplante de medula óssea. Com a intenção de encontrar um doador compatível, a Secretaria de Saúde do município, pela terceira vez, empreendeu uma campanha em busca do possível doador.

Em Bataguassu, local de cadastro de medula óssea.

Conforme a secretária de Saúde de Bataguassu e coordenadora da campanha local, Maria Angélica Benetasso,  parcerias foram firmadas com o Lions Club do município, Loja Maçônica, Clube dos Motoristas, Clube dos Jipeiros, Santa Casa de Bataguassu e empresas privadas da cidade que abriram suas portas para coleta.

No Hemocentro Coordenador em Campo Grande, várias empresas e grupos reunidos estiveram presentes para doar solidariedade. Doações foram realizadas e muitas vidas salvas pelo ato de amor em doar sangue. Entre as empresas que participaram da coleta, estiveram os Correios, Trilha Extrema, Doutores Palhaço, AMM – Grupo de Motociclistas da Igreja Adventista, Detran, Inovar, Zornimat, Energisa, Cativa Têxtil, Águas Guariroba, Exército, Igreja Mundial e Aplicativo de Motoristas MAPP.

O fechamento do mês aconteceu com chave de ouro com a participação do Projeto Som e Vida, que atua com crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 18 anos, oferecendo aulas gratuitas de música e dança. O Projeto trouxe ao estacionamento do Hemosul, em Campo Grande, apresentações de música clássica e popular, além de mostras de dança que mobilizaram doadores com o seu apelo e encantaram os doadores, servidores e pessoas que passaram por lá.

Mostra de dança no Hemosul Coordenador.

No dia da Mostra, que aconteceu no Hemosul Coordenador, no sábado (27), foram realizados 169 novos cadastros e 138 doações efetivadas, entre 7h e 12h.

A participação desses grupos na doação de sangue e cadastramento de medula óssea é fundamental para manter os estoques de sangue, sobretudo neste período de clima seco e frio, que causa muitas doenças respiratórias, o que também impede a doação temporária, reduzindo significativamente a quantidade de doadores e os estoques de sangue.

A Rede Hemosul-MS está à frente deste trabalho de captação e distribuição de sangue há 30 anos, mas consciente de que tudo isso só é possível em conjunto com o doador voluntário de sangue e medula óssea, pessoas que a cada dia deixam seus afazeres para doar um pouco de si e salvar vidas.

Texto: Mayra Franceschi

Foto: Divulgação.

Veja Também
Últimas Notícias